O Programa Estrada Boa, criado e lançado pelo governo Jorginho Mello, completou um ano. E os números neste curto período, considerando-se que Santa Catarina é assolada por chuvas e eventos climáticos constantes, são animadores.
Dados oficiais apontam um aumento de 23% nos segmentos rodoviários considerados ótimos e bons, passando de 27% para 50% da malha pavimentada em um ano.
Essa evolução é fruto de um investimento de R$ 2,165 bilhões, destinados a obras de recuperação, revitalização e implantação asfáltica em todas as regiões do estado.
A meta do governo é ainda mais ambiciosa: alcançar 73% da malha em estado ótimo ou bom até 2025. Para tanto, a SIE está atuando em mais de 1.500 quilômetros de rodovias, incluindo a recuperação de trechos críticos e a implantação de pavimentação em áreas que antes só possuíam estrada de chão batido, como a SC-452.
“Temos 5 mil quilômetros de malha pavimentada. Estamos pavimentando outros 200 Km. Percorri, desde que assumi, todas as estradas estaduais. Nós vamos de carro para ver realmente onde está o problema. Nós temos uma malha viária de mais de 6 mil Km de rodovias estaduais e mais quase 2 mil de federais. A SC-477 é uma das estradas citadas. E ela é extensa, mas vamos pegar de Canoinhas a Major Vieira. Desde os anos 1980, nada foi feito. Hoje nós temos uma restauração de pavimento em concreto rígido. Dos 34 Km, temos mais 70% da restauração pronta. Até janeiro, a empresa entrega 100% da via,” explica Jerry Comper, secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina.
As obras de revestimento com concreto, que conecta os municípios de Canoinhas e Monte Castelo no entroncamento com a BR-116 devem ser totalmente entregues em outubro de 2025. O trecho tem 34,5 quilômetros.
Atualmente, cerca de 70% já se encontram na fase de conclusão. Jerry Comper informou que o pavimento em concreto, pavimento rígido, tem 22 centímetros de espessura. “É uma obra para 20, 30 anos”, afirma.
Obras estruturantes
Estão em andamento 47 obras estruturantes, em todas as regiões do Estado, dentro do Programa Estrada Boa, lançado em agosto do ano passado e que avança atuando inclusive em rodovias que estavam há 30 anos sem receber qualquer investimento.
O Estrada Boa começou com orçamento de R$ 2,165 bilhões, mas já está com mais de R$ 3,5 bilhões – considerados os dados de manutenção e conserva – projetados para as obras em andamento.