tres_barras

telemedicina

Suspensão do uso de câmeras corporais pela PM de Santa Catarina vira inquérito

Avatar photo
Os equipamentos deixaram de ser utilizados pela corporação desde setembro deste ano.

LEIA TAMBÉM

A 40ª Promotoria de Justiça da Capital de Santa Catarina abriu um inquérito civil para investigar a suspensão do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar do estado (PMSC). Os equipamentos deixaram de ser utilizados pela corporação desde setembro deste ano.

O promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, responsável pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital, explicou que o tema vinha sendo acompanhado previamente por meio de um procedimento administrativo, mas agora, diante da necessidade de uma apuração mais aprofundada, foi instaurado um inquérito civil.

O objetivo do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) é estabelecer diretrizes para a retomada e o uso regulamentado das câmeras corporais pelos policiais.

Para o promotor, as câmeras corporais representam uma importante ferramenta para a obtenção de provas, redução de índices criminais, combate à violência e controle do uso da força.

Além disso, servem para permitir ao comando da corporação uma melhor supervisão e controle da qualidade dos serviços prestados pelos agentes de segurança.

“Além do aprimoramento tecnológico, é essencial que os policiais recebam treinamento específico para o uso das câmeras durante abordagens e ações policiais. Não se trata apenas de saber operar o equipamento, mas de aplicá-lo de forma adequada”, afirmou o promotor Jádel da Silva Júnior.

Em resposta a essa iniciativa, o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Segurança Pública foram notificados sobre a possibilidade de habilitação do estado em um programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esse programa visa à disponibilização de verbas para a aquisição de novos equipamentos, visando a reimplementação das câmeras corporais nas atividades policiais.

Após o recebimento das respostas e documentações pertinentes, a 40ª Promotoria de Justiça avaliará as próximas medidas a serem adotadas.

Notícia Anterior

JOVENS DELINQUENTES
Adolescentes são apreendidos em Mafra após furtos em série em comércios locais

Próxima Notícia

SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Paiol desmantela grupo criminoso em Porto União e região

VOCÊ VIU?