festival

Novo Alerta da Defesa Civil já pode ser usado em Santa Catarina

Avatar photo
A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro.

O novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, já pode ser utilizado em Santa Catarina e em mais seis estado das regiões Sul e Sudeste. O sistema deve ser usado para alertar a população em casos de desastres de grande perigo. 

A tecnologia foi criada em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras.

A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.

Após a fase de testes, o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tiago Schnorr, reforçou a diferença desse tipo de aviso para os alertas que estão vigentes hoje. “Essa tecnologia é utilizada apenas para casos muito extremos, onde há uma confiabilidade quando há um risco iminente à vida das pessoas daquela região. Para os outros casos, os mecanismos que estão vigentes hoje, como SMS, alertas via TV por assinatura ou via aplicativos de mensagens, permanecem ativos”, disse.  

Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.

Notícia Anterior

CUIABÁ
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega morre poucos dias após retirar prêmio

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Criança é atropelada por moto em Canoinhas, próximo a escola