telemedicina

fesmate

Primeiro fim de semana do verão deve ser de temporais 

Avatar photo
O verão inicia com temperaturas médias, porém com possibilidade de dias consecutivos de calor intenso.

O verão começa oficialmente neste sábado, 21 de dezembro, às 6h20 (horário de Brasília). A estação deve ter chuvas acima da média e um calor mais próximo da normalidade

Já no primeiro dia do verão a expectativa é de chuvas fortes em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste, além de parte do Sul do país. Em Santa Catarina, o sábado (21), mantém a condição para pancadas de chuva, eventualmente acompanhada de raios, mas o risco é baixo para ocorrências associadas.

No Oeste, o sol predomina entre poucas nuvens. No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 13°C e 23°C. Durante a tarde, elas sobem, oscilando de 25°C a 32°C na maior parte de SC, com os maiores valores sendo observados no Oeste.

No domingo (22), a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul e o deslocamento desse sistema pelo estado volta a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados com intensas rajadas de vento e granizo, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. 

À tarde, as temperaturas não passam dos 28/29°C no Oeste e dos 12/14°C nos pontos de maior altitude, próximas ao litoral. 

Verão em SC: Temporais e chuvas no Litoral

Segundo a Central de Monitoramento da Defesa Civil, o verão de 2025 inicia com temperaturas médias, porém com possibilidade de dias consecutivos de calor intenso. Embora a previsão seja de um verão dentro da normalidade, não se pode descartar a ocorrência de eventos climáticos extremos, como fortes chuvas e ondas de calor, que podem gerar transtornos à população.

Os volumes de precipitação devem se aproximar da média histórica de 150 a 300 mm, com destaque para as regiões litorâneas, onde os acumulados podem ultrapassar esses valores.

O mês de fevereiro, por exemplo, deverá apresentar precipitações elevadas, com volumes variando entre 150 e 250 mm. Em março, a tendência é de uma redução nos volumes de chuva, especialmente nas áreas centrais do estado, com acumulados entre 100 e 200 mm.

O verão exige atenção redobrada, especialmente nas áreas litorâneas, onde as chuvas intensas, favorecidas pela circulação marítima, são mais frequentes.

A Defesa Civil de Santa Catarina reforça o alerta para a possibilidade de eventos climáticos extremos, que podem causar impactos significativos em diversas regiões do estado.

Notícia Anterior

Lula participa de almoço de confraternização com todos os seus ministros

Próxima Notícia

SÃO PAULO
Idosa que levou coroa de flores à Lula recebe R$ 14,5 mil de pensão militar

VOCÊ VIU?