DENGUE

Raro e inesperado: tsunami meteorológico causa estragos no litoral de SC

Avatar photo
O evento ocorreu em condições incomuns, já que os modelos meteorológicos não indicavam maré alta ou agitação marítima.

LEIA TAMBÉM

Na madrugada desta segunda-feira (2), moradores da região de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, presenciaram um inesperado fenômeno natural: um tsunami meteorológico. Por volta da 1h da manhã, o mar avançou de forma súbita e percorreu uma longa extensão em direção ao continente.

Tsunami meteorológico destrói ponte no bairro Esplanada — Foto: Defesa Civil/Divulgação

tsunami destruiu uma ponte, derrubou muros e árvores, e atingiu casas. O fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil do estado, que o classificou como raro e difícil de prever. Ninguém se feriu.

Nas imagens, divulgadas pela Defesa Civil municipal, é possível ver a água invadindo imóveis na Praia do Arroio Corrente. Outros bairros também foram atingidos.

tsunami meteorológico é um fenômeno climático que ocorre quando nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma grande onda que chega até a praia. A estação maregráfica de Balneário Rincão, cidade vizinha, registrou aumento da maré de 1 metro em poucos minutos.

A prefeitura faz um levantamento dos danos e prejuízos nesta manhã. No bairro Esplanada, uma ponte de madeira que fica perto da praia foi destruída e árvores foram arrastadas, além de muros que caíram. A água também entrou em casas.

tsunami meteorológico também causou estragos nos bairros Campo Bom e Arroio Corrente. Segundo Maicon Goulart Laurean, da Defesa Civil, o fenômeno pode ter atingido entre 10 a 15 quilômetros, especialmente em áreas onde não há dunas e vegetação de restinga para frear a água:

“Teve diversas residências que a água do mar entrou. Muro de casa, vidro, só não teve dano humano, mas prejuízo econômico teve bastante”, explicou.