DENGUE

LEIA TAMBÉM


Santa Catarina enfrenta um fim de semana de chuvas intensas e persistentes

Avatar photo
Entre domingo e segunda-feira o destaque é para as regiões próximas à divisa com o Paraná, incluindo o Planalto Norte e o Vale do Itajaí.

Muita chuva e alerta de enchente! Santa Catarina enfrenta um fim de semana de chuvas intensas e persistentes, com risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos em diversas regiões do estado. Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil e a Epagri/Ciram, as precipitações podem ultrapassar os 200mm a 300mm em áreas mais afetadas, especialmente entre o Extremo Oeste, Alto Vale do Itajaí e a divisa com o Paraná. O Climatempo e o meteorologista Ronaldo Coutinho, do Climaterra, também confirmam a previsão.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Jorginho Mello fez um alerta aos catarinenses após um encontro com o secretário de Proteção e Defesa Civil do Estado, Coronel Fabiano. De acordo com o governador, as precipitações não serão isoladas, mas sim em todo o estado.

O cenário de instabilidade começa nesta sexta-feira (6), com a aproximação de uma frente fria. Temporais localizados, acompanhados de ventos intensos e granizo, devem atingir o Grande Oeste e os Planaltos no final da tarde e início da noite.

No sábado (7), a chuva será mais persistente e abrangente, reduzindo os riscos de ventos e granizo, mas aumentando os perigos relacionados a alagamentos e enxurradas.

Entre domingo (8) e segunda-feira (9) a precipitação continua em grande parte do estado, com destaque para as regiões próximas à divisa com o Paraná, incluindo o Planalto Norte e o Vale do Itajaí. Esses locais devem registrar os maiores volumes de chuva, agravando a possibilidade de elevação dos rios e ocorrências associadas.

Os altos volumes de chuva previstos podem causar a elevação dos níveis de rios nas principais bacias hidrográficas catarinenses, como a do Rio Itajaí, que pode atingir níveis de alerta no Alto e Médio Vale, com risco de inundações em alguns municípios.

Pequenos rios, como nas bacias do Peixe, Chapecó, Irani e Jacutinga, podem transbordar rapidamente, aumentando o risco de enxurradas no Oeste e Meio-Oeste.

Além dos impactos hidrológicos, áreas de declividade acentuada e solo saturado apresentam risco elevado de deslizamentos. A Defesa Civil destaca a vulnerabilidade do Alto Vale do Itajaí e do Grande Oeste, onde a combinação de fatores pode gerar movimentações de massa, afetando diretamente comunidades próximas.

Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina / Divulgação

Para minimizar os riscos, a Defesa Civil recomenda que a população:

  • Evite transitar em áreas alagadas ou próximas a rios em elevação.
  • Não atravesse ruas ou pontes submersas, nem pratique atividades ao ar livre durante temporais.
  • Esteja atento a sinais de deslizamento, como trincas no solo, paredes ou estruturas inclinadas.

Moradores podem acompanhar os avisos meteorológicos enviando o número do CEP para 40199.

Prevenção 

As chuvas devem continuar influenciando o tempo em Santa Catarina ao longo da próxima semana, especialmente nas áreas mais vulneráveis. A colaboração da população é essencial para garantir a segurança de todos.

VOCÊ VIU?