fesmate

telemedicina

SC ganha lei que cria cadastro de pedófilos e agressores sexuais no estado

Avatar photo
O cadastro estará disponível para autoridades como as polícias Civil e Militar, Conselhos Tutelares, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou nesta segunda-feira (2) a lei que institui o Cadastro Estadual de Pedófilos e Agressores Sexuais.

A cerimônia aconteceu na Casa d’Agronômica e contou com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm e de deputados estaduais. A proposta havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado no final de outubro.

Em Santa Catarina bandido não tem vez. Se for pedófilo, pior ainda. Aqui a gente defende o cidadão e as nossas crianças. E Assembleia Legislativa aprovou esse texto em sintonia com esse pensamento, os deputados estão de parabéns e agora a nossa Segurança Pública vai poder ter mais informação para combater esse crime repugnante”, declarou o governador Jorginho Mello.

A legislação é de autoria do deputado Carlos Humberto Silva e define como pedófilos aqueles que possuem decisão judicial transitada em julgado envolvendo crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, bem como infrações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com conotação sexual.

Funcionamento do cadastro

A nova lei delega à Secretaria de Estado da Segurança Pública a responsabilidade pela regulamentação e implementação do cadastro, além de sua atualização e disponibilização. O banco de dados incluirá informações detalhadas como:

  • Dados pessoais completos
  • Profissão
  • Fotografia recente
  • Idade e características físicas
  • Endereço de moradia ou trabalho
  • Local do crime e breve resumo dos fatos
  • Histórico de registros policiais

O cadastro estará disponível para autoridades como as polícias Civil e Militar, Conselhos Tutelares, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, entre outros que justifiquem a necessidade de consulta. Para o público geral, será permitido acessar apenas o nome e a fotografia dos criminosos registrados.

Notícia Anterior

ECONOMIA
Pacote tributário cria teto para isenção de IPVA e inclui novo item na cesta básica

Próxima Notícia

POLÍTICA
Moraes autoriza Bolsonaro a ir ao velório da mãe do presidente do PL

VOCÊ VIU?