O médico cirurgão Eduardo Zipperer Surkamp, natural de Canoinhas, desempenhou um papel fundamental para salvar a vida de Eliovaldo Pinheiro, de 60 anos, que sofreu uma parada cardíaca enquanto atravessava uma faixa de pedestres em Curitiba, Paraná. O incidente ocorreu na última sexta-feira (27), quando Eliovaldo saiu de casa para cortar o cabelo.
Câmeras de segurança (veja abaixo) registraram o momento em que Eliovaldo começa a atravessar a rua, dá alguns passos e desmaia. Imediatamente, outros pedestres o levaram para a calçada e iniciaram os primeiros socorros.
Pouco depois, um carro estacionou próximo ao local, e Surkamp, que trabalha em Curitiba, desceu para ajudar. “Agi no automático, por instinto. Verifiquei que ele estava sem pulso e continuei a massagem, cuidando também da via aérea”, relatou o médico em entrevista à NDTV Record.
Eliovaldo enfrentou três paradas cardíacas antes da chegada da ambulância, mas sobreviveu graças à rápida atuação dos que estavam no local. Ele foi levado para a UTI, onde recebeu cuidados intensivos, mas agora está fora de risco de morte.
“Quando recebi a notícia de que ele estava vivo, foi um alívio enorme. Todos os envolvidos tinham o mesmo objetivo. Foi um esforço conjunto, uma abordagem multidisciplinar entre as pessoas que ajudaram ali e a equipe do hospital. Isso salvou a vida dele”, ressaltou Surkamp.
A ação rápida e decisiva de Eduardo Surkamp e dos presentes no local reforça a importância do conhecimento em primeiros socorros e da solidariedade em momentos críticos.