Os dois homens que morreram afogados no Rio Irani, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foram identificados como os irmãos Genoir dos Santos, de 30 anos, e Gelson Santos, de 39 anos. A confirmação foi feita pelo Corpo de Bombeiros após o trágico incidente, ocorrido no último sábado (18).
O afogamento aconteceu por volta das 18h20 do último sábado (18), nas margens do camping Boa Vista, durante um dia de lazer. Um dos irmãos começou a se afogar ao entrar em uma área de correnteza do rio. O outro tentou resgatá-lo, mas também foi levado pela força da água.
O local, conhecido por suas águas profundas que chegam a cinco metros, apresenta variações rápidas de volume por conta da correnteza, aumentando os riscos.
Equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram as buscas logo após o ocorrido e localizaram os corpos cerca de 15 minutos depois. O resgate foi realizado já durante a noite, e ambos foram encontrados sem vida.
A morte dos irmãos gerou grande comoção nas redes sociais. Amigos e familiares lamentaram a tragédia. “Não dá pra acreditar, não caiu a ficha. Meus amigos, vão deixar saudade. Que Deus receba de braços abertos”, escreveu um amigo em uma mensagem de despedida.
“Dessa vida nada se leva, não sabemos o que será do outro dia. Um amigo sempre disposto, adorava um baile e viver de bem com a vida. Será sempre lembrado ,vai com Deus amigo Gelson“, postou uma amiga.
O caso serve como alerta para os perigos de nadar em rios com correntezas, mesmo em momentos de lazer. O Corpo de Bombeiros reforça a necessidade de cautela e atenção:
- Se for entrar em um rio sem corredeira, mantenha o nível da água na altura dos seus joelhos ou utilize colete salva-vidas. A profundidade pode aumentar rapidamente.
- Não entre em rios de corredeiras e, se estiver em uma embarcação, utilize o colete salva-vidas.
- Se for ajudar, não entre na água para salvar, ligue 193, jogue algum material flutuante e aguarde um profissional chegar.
- Nunca entre na água alcoolizado ou mergulhando de cabeça.
- Se estiver em perigo, mantenha a calma, flutue e acene por socorro e não nade contra a correnteza.