Violência em SC: Seis homicídios e dois feminicídios registrados no fim de semana
Santa Catarina registrou um fim de semana trágico, com pelo menos oito mortes violentas em diversas regiões do estado, entre a última sexta-feira (14) e este domingo (16). Os casos ocorreram no Litoral Norte, Oeste, Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Serra, e as autoridades já prenderam quatro suspeitos.
Além destes crimes, a Polícia Militar também registrou quatro tentativas de homicídio no fim de semana, todas no Planalto Norte. As ocorrências foram em Monte Castelo, Papanduva, Porto União, e em Canoinhas.
HOMICÍDIOS
Litoral Norte
- Navegantes – Sexta-feira (14), às 07h40:
Um homicídio chocou a região no Beco Francisco Claudino. A vítima, uma adolescente de 14 anos identificada como Maria Gabriela Nunes – que estava desaparecida desde a quinta-feira – foi encontrada sem vida às margens de um rio. Os bombeiros retiraram o corpo, constatando ferimentos por faca no pescoço e lesões na nuca. No fim da tarde de sábado (15), o namorado da vítima, Anderson Burigo, de 23 anos, foi preso temporariamente pela Polícia Civil.
- Barra Velha – Sábado (15), às 22h30:
No bairro Itajuba, um homem de 55 anos foi esfaqueado, sofrendo pelo menos sete facadas, algumas atingindo órgãos vitais, como o pulmão – o que ocasionou um pneumotórax. Após pedir socorro e cair na calçada, a vítima foi atendida pelos bombeiros, mas veio a óbito no hospital. O autor, um homem de 30 anos natural de São Paulo, não foi localizado. Testemunhas relataram que uma discussão envolvendo uma mulher teria desencadeado o crime.
Oeste
- Concórdia – Sexta-feira (14), às 22h20:
Na Rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade, um jovem de 20 anos foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu. O suspeito, um homem de 40 anos, natural de Santa Catarina e com antecedentes por ameaça, injúria e lesão corporal, foi o autor dos disparos. Após ferir a vítima, ele mesmo a levou ao Pronto Socorro, sendo preso pela Polícia Militar logo depois. A motivação do crime permanece desconhecida.
Vale do Itajaí
- Brusque – Sábado (15), às 02h30:
Após um desentendimento em uma boate, Waldinei Dias, de 31 anos, foi esfaqueado fatalmente enquanto comemorava seu aniversário com amigos. O homem teve seu homicídio investigado pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Brusque, que prendeu, na tarde deste domingo (16), o principal suspeito.
Meio-Oeste
- São Cristóvão do Sul – Sábado (15), às 08h40:
Na manhã de sábado, um veículo GM S10 foi encontrado totalmente queimado com um corpo carbonizado dentro, na BR 470. A vítima não foi identificada, mas o veículo está em nome de um homem de 41 anos que está desaparecido desde o dia 12 de fevereiro e que estaria recebendo ameaças de morte. Segundo familiares, o proprietário vinha recebendo ameaças por parte de funcionários de sua empresa, fato que pode ter motivado o crime.
- Curitibanos – Madrugada de domingo (16), às 01h50:
Na Rua Arthur Lenzer, três homens armados invadiram a residência de um jovem de 21 anos, que não resistiu aos disparos e morreu no local. O pai da vítima, que estava na casa, assumiu ter efetuado um disparo de arma de fogo (garrucha calibre .22) momentos antes, mas não soube dizer se a invasão teve alguma relação com o disparo. Três suspeitos foram identificados, todos com passagens policiais, mas não foram localizados.
Serra
- Urubici – Domingo (16), às 08h25:
Em um desentendimento ocorrido em uma residência na Estrada Geral do São José, um homem de 27 anos, natural de Pernambuco, desferiu um golpe fatal com uma faca contra a vítima, um homem de 45 anos, natural de São Paulo. A ação ocorreu em meio à presença de trabalhadores de outro estado na residência. O autor foi preso e encaminhado para a delegacia.
Sul
. Criciúma – Domingo (16), às 11h45:
No bairro Renascer, um feminicídio chocou a população. A vítima, Rosimere Rabello Torquato, de 47 anos, foi encontrada morta em sua residência com um corte na região do pescoço. Informações da Polícia Militar indicam que a mulher estava em processo de separação, após um casamento de cerca de 30 anos, e que o autor – seu companheiro de 50 anos, e com antecedentes por vias de fato e ameaça – foi visto saindo de casa durante a madrugada. O suspeito segue foragido.
As autoridades continuam as investigações para esclarecer as motivações de cada crime e localizar os suspeitos que permanecem foragidos.
*Com informações da Polícia Militar de Santa Catarina.