A Anvisa liberou a venda do creme dental Colgate Total Clean Mint depois de um recurso apresentado pela Colgate. Com a suspensão da interdição, apesar da liberação, a ação de fiscalização seguirá os trâmites administrativos da agência.
A comercialização da pasta havia sido proibida por causa de reclamações de lesões bucais relacionadas ao produto.
A pasta interditada é uma nova versão de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12. A empresa anunciou uma mudança na fórmula e no nome da nova versão, lançada no ano passado, que utiliza fluoreto de estanho, diferentemente da versão anterior, que utilizava fluoreto de sódio.
Um alerta sanitário para o produto foi emitido pela Anvisa depois de relatos de consumidores sobre reações adversas associadas ao fluoreto de estanho.
A agência se baseou em um “número significativo de efeitos indesejáveis” relacionados ao uso do produto. Entre as reclamações estão os sintomas de lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação e ardência, inflamação gengival, e edema labial.
Em comunicado enviado à imprensa, a Colgate-Palmolive afirma estar ciente da decisão da Anvisa, mas reiterou que o produto não oferece riscos à saúde.
“Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição. Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto”, diz o comunicado.
A Colgate afirma que o produto não oferece riscos à saúde, porém algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores.
Já Anvisa diz que os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.
O fluoreto de estanho é um composto com propriedades antimicrobianas e anticárie, mas pode causar efeitos indesejáveis em alguns usuários.
O consumidor que sofreu eventos indesejados relacionados ao uso do produto, deve comunicar imediatamente a Anvisa por meio dos Canais de Notificação.