telemedicina

Primeiros dias de ‘outono austral’ serão ensolarados em Santa Catarina

Avatar photo
Na região Serrana não se descarta a ocorrência de geada fraca ao amanhecer. Por outro lado, a temperatura pode chegar a 36°C na região do Grande Oeste.

O outono que começou hoje (20), às 06h02 no hemisfério Sul, é considerada uma estação de transição entre o verão quente e úmido, e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil.

Durante a estação, observam-se as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.

No hemisfério Sul, o outono é chamado de “outono austral” e no hemisfério Norte, é chamado de “outono boreal”.

Em Santa Catarina, os primeiros dias de outono serão ensolarados, com temperatura em elevação durante o dia, e mais amena no período noturno. Nas áreas altas do Planalto Sul não se descarta a ocorrência de geada fraca ao amanhecer.

Nesta quinta (20) o tempo segue estável devido a presença de uma massa de ar seco no estado. O sol aparece em todas as regiões, intercalando com períodos de maior nebulosidade, especialmente nas regiões litorâneas.

As temperaturas no Grande Oeste ainda superam a casa dos 30°C, podendo atingir picos de até 36°C. Do Meio Oeste ao Litoral, oscilam valores entre 26 e 29°C durante a tarde.

Na sexta-feira (21) o tempo firme predomina, com sol entre poucas nuvens na região do Grande Oeste. Entre os planaltos e as regiões litorâneas, ainda há maior presença de nuvens e condições para chuviscos.

As temperaturas no Grande Oeste podem marcar entre 32°C e 36°C. Do Meio Oeste ao Litoral, oscilam valores entre 27 e 30°C durante a tarde.

No sábado (22) o tempo segue firme e com predomínio de sol em grande parte do estado catarinense, com apenas variação de nebulosidade nas regiões do centro-leste.

Entre o final da noite de sábado e no decorrer de domingo (23), o avanço de instabilidades traz aumento de nebulosidade e condições para pancadas de chuva em todas as regiões. 

Notícia Anterior

POLÍTICA
Tribunal de Contas arquiva pedido para investigar viagens e gastos de Janja

Próxima Notícia

TRAGÉDIA
Atropelamento e fuga resultam em morte em Três Barras; condutor foi preso