Durante evento no Centro Empresarial em Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (14), o governador Jorginho Mello (PL) assinou a ordem de serviço para a construção de duas áreas de escape na SC-418, na Serra Dona Francisca, que serão construídas nos Kms 15,3 e 17,4. A assinatura acontece após um mês do anúncio feito pelo governo do Estado.

Os trabalhos devem começar em 15 dias. As duas áreas de escape foram desmembradas de um projeto maior para dar mais agilidade às obras. O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, explica que os investimentos chegam a aproximadamente R$ 35 milhões.
“O objetivo, com a construção das áreas de escape, é melhorar a segurança viária da rodovia. São locais que vão funcionar como um dispositivo extra de segurança, em caso de pane ou emergências“, disse o governador Jorginho Mello.
De acordo com o secretário adjunto da Infraestrutura, a empresa que vai assumir a obra tem a qualificação técnica necessária, já que é um serviço de difícil execução.
“Demos a ordem de serviço hoje e a previsão é que os trabalhos terminem em 24 meses. A obra prevê também aumento do raio de uma curva e a revitalização do estacionamento do mirante”.
Estrada Boa
A construção das áreas de escape faz parte do programa Estrada Boa, do Governo do Estado. Também é mais uma demanda antiga da comunidade.
O pedido de construção destas obras ganhou ainda mais força em janeiro de 2023. Naquele mês, um caminhão carregado de ácido sulfônico sofreu um acidente na Serra e comprometeu o abastecimento de água em Joinville e região.
Sem contar diversos acidentes que tem ocorrido no trecho, envolvendo tanto carros de passeio quanto veículos de carga, alguns deles resultando em mortes e vítimas feridas.