Foi identificado como Ivan Elias Oldenburg, de 51 anos, o homem que morreu de forma trágica na tarde de sexta-feira (9), na zona rural de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina.
A vítima foi atingida por uma árvore que caiu durante um temporal com fortes rajadas de vento que atingia a região no momento do acidente.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Ivan estava a pé dentro da própria propriedade, localizada na Linha Barra do Palmito, quando, por volta das 15h, foi atingido pela árvore. Os socorristas foram acionados, mas, ao chegarem, encontraram o agricultor já sem vida.

A Defesa Civil informou que, por volta das 14h de sexta-feira, tempestades severas começaram a atingir o Grande Oeste catarinense, com registro de chuvas intensas, vendavais e queda de granizo.
Houve também diversos danos como destelhamentos, queda de árvores e galhos. Os meteorologistas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC) analisam os fenômenos e não descartam a ocorrência de microexplosões ou tornados, especialmente nas regiões Extremo Oeste e Oeste.
Já no Rio Grande do Sul, a Defesa Civil confirmou a passagem de um tornado na tarde de ontem no município de Erval Grande, no Norte do estado. 55 famílias tiveram que ser realocadas e mais de 200 residências sofreram estragos estruturais. O fenômeno também causou estragos na rede elétrica.

Imagem: Defesa Civil do RS
Despedida
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Palmitos emitiu uma nota de pesar pela morte de Ivan, solidarizando-se com os familiares e com todos os atingidos pelas intempéries. O corpo foi velado e sepultado na tarde deste sábado (10), no cemitério da comunidade.