telemedicina

Preso em Canoinhas suspeito de envolvimento em esquema internacional de furto de veículos

Avatar photo
Operação da Polícia Civil cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta quinta-feira (15), em Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, um dos alvos da operação “Rota Conesul”, que investiga uma quadrilha interestadual especializada no furto, adulteração e envio de caminhonetes Toyota Hilux para países do Cone Sul — como Argentina, Chile e Paraguai.

Coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV/DEIC), a ação cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

Em território catarinense, foram executados quatro mandados, em Canoinhas e Balneário Camboriú. Ao todo, nove suspeitos foram presos e dois seguem foragidos.

Segundo as investigações, os criminosos atuavam na subtração de veículos de alto valor, que eram posteriormente adulterados para dificultar sua identificação e, em seguida, transportados para fora do país.

A estimativa é de que cerca de R$ 6 milhões em bens e patrimônio da organização criminosa foram bloqueados durante a operação.

✅ Clique e receba notícias do Canoinhas Online em seu WhatsApp: Entrar no grupo

O delegado Daniel Régis, diretor da DEIC, explicou que os crimes investigados envolvem furto, receptação e falsificação de elementos identificadores dos veículos. “Essas caminhonetes, após passarem por adulterações, eram escoadas para países vizinhos, dificultando a recuperação e beneficiando o comércio ilegal de veículos de luxo”, destacou.

A operação foi coordenada pelo delegado Diego Azevedo, da DFRV/DEIC, e contou com apoio de forças policiais dos estados envolvidos. A ação marca mais um passo no combate ao crime organizado ligado ao mercado ilegal de veículos no sul do continente.

As investigações continuam com o objetivo de localizar os foragidos e aprofundar a identificação dos demais envolvidos na cadeia criminosa.