refis

tres_barras

⛈️Inmet emite alertas de perigo para chuvas intensas em Santa Catarina

Avatar photo
A chuva pode chegar a 100 mm por dia, com ventos entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de granizo, alagamentos, danos em plantações e cortes de energia.

LEIA TAMBÉM

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e amarelo para chuvas intensas entre este domingo (21) e segunda-feira (22) em Santa Catarina.

A chuva pode chegar a 100 mm por dia, com ventos entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de granizo, alagamentos, queda de árvores, danos em plantações e cortes de energia.

Alerta laranja: aviso de “perigo” para chuvas intensas, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas;

Alerta amarelo: aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas em grande parte do estado.

O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o “Alert-AS – Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos”.

Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, ele emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

Alerta da Defesa Civil de SC

Alerta de temporais em SC neste domingo (21) e segunda (22) — Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

A Defesa Civil emitiu alerta vermelho para tempestades severas neste fim de semana, com risco de microexplosão e tornado em Santa Catarina. O aviso foi reforçado pelo secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Nossa equipe de meteorologia atualizou o quadro de previsões do tempo e o alerta aumentou de laranja para vermelho. O risco é alto para chuva intensa em curto espaço de tempo, enxurradas, ventos que podem chegar até 100 km/h, granizo e não descartamos a possibilidade de microexplosão e até tornado”, afirmou Hildebrandt.

O tempo começa a mudar na madrugada de domingo, com chuva e temporais no Grande Oeste e Sul do estado. À tarde, a instabilidade se espalha para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense.

Na segunda-feira (22), ainda pode chover durante a madrugada, mas ao longo do dia o tempo deve melhorar com o afastamento da frente fria.