Canoinhas terá um novo espaço dedicado à qualidade de vida da população idosa: o Centro de Atendimento à Pessoa Idosa (Capi).
Com mais de 1.200 metros quadrados, o centro contará com piscina para hidroginástica, salas para oficinas, refeitório, ambulatório, espaço de descanso e áreas para atividades físicas e culturais. A expectativa é atender até mil idosos por mês.
A obra foi anunciada pelo Governo do Estado de Santa Catarina nesta semana. E Canoinhas é um dos 11 municípios contemplados. Cada Capi custará R$ 7,5 milhões e será entregue equipado.
A prefeita Juliana Maciel destacou o impacto positivo do Capi na cidade: “Estamos construindo um lugar que vai transformar a rotina dos nossos idosos, oferecendo saúde, lazer e bem-estar. Agradecemos ao governador Jorginho Mello pelo apoio para tornar esse projeto realidade em Canoinhas”.
A Prefeitura de Canoinhas será responsável por toda gestão, garantindo atendimento de qualidade. Para a vice-prefeita Zenilda Lemos, o centro representa mais do que infraestrutura: “É um espaço para cuidar, valorizar e estimular nossos idosos. Queremos que todos se sintam ativos, acolhidos e protagonistas da própria história”.
Entre as atividades propostas estão capacitação para o uso de tecnologias como sistemas bancários, oficinas que estimulem atividades cognitivas como jogos, exercícios de raciocínio, dança, atividades físicas como pilates e também oficinas para reinserção social.
A obra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família: “ O processo licitatório para a construção já foi iniciado”, garante a secretária Adeliana Dal Pont. O Centro de Canoinhas será construído na Rua Henrique Sorg.