natal_canoinhas

Prefeito de SC é preso em operação da Polícia Civil contra corrupção

Avatar photo
Júnior Abreu (PP) e o prefeito de Pescaria Brava estão entre os alvos; operação “Coleta Seletiva” investiga fraudes e propinas em contratos de lixo desde 2016.

LEIA TAMBÉM

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Combate à Corrupção (DEIC), deflagrou na manhã desta quinta-feira (8) a 2ª fase da Operação Coleta Seletiva. A ação resultou na prisão preventiva do atual prefeito de Garopaba, Júnior Abreu (PP), e revelou um esquema de “corrupção sistêmica” na administração pública.

Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão nas cidades de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão. Além do prefeito Júnior Abreu, foram presos:

  • Um servidor público do setor de licitações e contratos;
  • Um empresário do ramo de coleta e reciclagem de resíduos.

A operação também atingiu o atual prefeito de Pescaria Brava, Luiz Henrique Castro de Souza, que foi secretário de administração em Garopaba, além de um ex-prefeito e dois secretários municipais, que foram afastados de seus cargos cautelarmente.

O Esquema: Fraude no Lixo

As investigações apontam que o grupo operava um esquema de repasse de propinas a agentes políticos em troca de facilidades em licitações e na execução de contratos de coleta de lixo.

  • Duração: Os crimes teriam começado em 2016 e continuaram mesmo após a troca de gestão em 2021, perdurando até hoje.
  • Bloqueio de Bens: A Justiça determinou o sequestro de aproximadamente R$ 1 milhão em bens e valores dos envolvidos.

Os detidos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão. Devido ao sigilo das investigações e ao foro privilegiado dos prefeitos, novos detalhes dependem de autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Aproximadamente 50 policiais civis participaram da ofensiva.

O que dizem as defesas e os municípios

Prefeito Júnior Abreu (Garopaba): O advogado Guilherme Silva Araujo, responsável pela defesa do prefeito, informou que busca acesso à decisão que decretou as medidas cautelares para compreender a motivação da prisão e que, posteriormente, tomará as medidas judiciais cabíveis.

Prefeitura de Garopaba: Em nota oficial, a administração informou que aguarda o acesso aos autos para prestar esclarecimentos e garantiu que os serviços públicos no município seguem funcionando normalmente, mantendo o compromisso com a transparência.

Prefeitura de Pescaria Brava: O município confirmou a presença da polícia na sede da prefeitura, mas ressaltou com “máxima veemência” que a investigação não possui relação com a gestão atual de Pescaria Brava. Segundo a nota, o foco são atos ocorridos em Garopaba, onde o atual prefeito de Pescaria Brava, Luiz Henrique Castro de Souza, atuou anteriormente como Secretário de Administração. A prefeitura destacou que a coleta de lixo em Pescaria Brava é feita com mão de obra própria, sem contratos com a empresa investigada.

Prefeitura de Tubarão: O município de Tubarão esclareceu que não houve qualquer operação ou cumprimento de mandados nas dependências da administração municipal. A prefeitura afirmou não ser alvo da investigação e que nenhum servidor ou gestor da cidade está envolvido nos fatos apurados pela DEIC.

Notícia Anterior

SEGURANÇA PÚBLICA
Menor é apreendido após fuga e luta corporal com policiais em Três Barras

Próxima Notícia

TAXAS MUNICIPAIS
Prefeitura de Três Barras libera guias para Alvará e ISS Fixo; vencimento é em fevereiro

VOCÊ VIU?