telemedicina

tres_barras

TJ-PR absolve jovem que matou ex-namorado com facada para se defender: “Legítima defesa”

Avatar photo
Desembargadores entenderam que Tais Matias Teixeira agiu em legítima defesa; vídeo gravado pela irmã da ré foi peça-chave para comprovar a iminência de agressão.

LEIA TAMBÉM

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) absolveu, na última sexta-feira (23), Tais Matias Teixeira, de 27 anos, acusada de matar o ex-namorado Lucas Vinícius Lourenço Vieira, de 25 anos, em setembro de 2024. A decisão da 1ª Câmara Criminal reconheceu que a jovem agiu em legítima defesa ao desferir um único golpe de faca durante uma briga.

O vídeo da prova

A investigação contou com um vídeo crucial gravado pela irmã de Tais. Nas imagens, o casal aparece discutindo quando Lucas toma o celular de Tais — que tentava ligar para a polícia — e o arremessa ao chão. No instante em que Lucas se posiciona para dar um soco na ex-namorada, ela o atinge no peito com uma faca de cozinha.

Contexto de Violência Doméstica

O relator do caso, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, destacou em seu acórdão que Tais vivia um histórico comprovado de abusos, com boletins de ocorrência anteriores e laudos de lesões corporais.

“É nesse contexto de temor que a recorrente pega uma faca… é certo que estava na iminência de sofrer uma agressão”, citou o magistrado no documento.

O Tribunal também ressaltou que Tais teve outras oportunidades de atacar o ex, mas só o fez quando foi agredida. Além disso, o comportamento da jovem após o golpe — gritando por socorro e tentando estancar o sangramento do rapaz — reforçou a tese de que não houve intenção de matar (dolo).

Processo encerrado

Com a absolvição, Tais, que chegou a ficar presa por cinco meses e usava tornozeleira eletrônica, está livre de todas as medidas cautelares e não será submetida a júri popular. O caso agora é considerado transitado em julgado.

Notícia Anterior

BOMBEIROS
Falha em motor causa incêndio em estufa de fumo em Bela Vista do Toldo

Próxima Notícia

POLÍTICA
Nikolas Ferreira visita feridos por raio e classifica ocorrido como “incidente natural”

VOCÊ VIU?