Alerta! Focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados no bairro Jardim Esperança e Centro

O setor de controle de endemias do Ambulatório Municipal de Epidemiologia de Canoinhas atua em toda a área urbana do município fazendo a vigilância do vetor em 197 armadilhas instaladas em imóveis comerciais e 55 pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, depósitos de sucata, depósitos de materiais de construção, e qualquer outro estabelecimentos com risco para a entrada do vetor.

Esta semana foram encontrados três focos do mosquito Aedes aegypti no perímetro urbano. Em 15 dias foram confirmados dois focos no bairro Jardim Esperança e um no Centro.
O Aedes aegypti é transmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Historicamente, Canoinhas teve no ano de 2013 a confirmação de dois focos.
Em 2015 foram sete focos e, em 2018, apenas um foco foi localizado. Por isso a situação é de alerta.

Ainda assim é necessário realizar ações complementares para construir um diagnóstico real da situação de infestação do município pelo Aedes aegypti, e fazer a proposição de estratégias para as dificuldades encontradas. 

Essas ações são realizadas regularmente e muitas atividades são desenvolvidas com outras áreas do setor da saúde (equipes de ESF, Agentes Comunitários de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, entre outros) e com outros setores como: obras, limpeza pública, infraestrutura, educação etc. 
Essas ações são de extrema importância para a conscientização e participação comunitária na eliminação de recipientes que possam servir de criadouros ao vetor, promovendo, assim, o saneamento domiciliar.
Faça sua parte:

A única maneira de evitar o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Para isso:

• Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos.

• Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios.

• Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água. Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas.

• Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana.

• Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.

• Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

• Os locais mais prováveis para que a fêmea coloque os ovos são os que ficam à sombra e com água limpa.

Total
0
Shares