Aulas presencias estão suspensas desde o dia 17 de março. Campus da UNC em Mafra/Divulgação |
Acadêmicos da Universidade do Contestado (UNC), criaram um abaixo-assinado pedindo a redução em 30% no valor das mensalidades, a partir do mês de abril de 2020 até o período em que durar a suspensão das aulas presenciais.
A medida valeria para os campus de Canoinhas, Mafra e Porto União. O documento, criado há 4 dias, já tem mais de 2.500 assinaturas.
Apesar disso, as mensalidades que estão sendo geradas para os alunos apresentam valores integrais, o que é desarrazoado para o atual momento de calamidade pública.
\”Cientes da permanência das despesas com servidores/professores que ministram as aulas remotas, entendemos que mesmo durante a paralisação, a UNC possui custos fixos para manter sua estrutura, todavia, há outros que sofreram evidente redução, como: gastos com energia elétrica e água, depreciação das instalações e equipamentos, dentre outros\”.
\”Em contrapartida, muitos dos alunos tiveram sua renda sensivelmente reduzida ou mesmo perderam seus empregos em decorrência da crise instalada\”.
\”Nada mais lógico, então, que a UNC adote uma postura coerente com a situação apresentada acima e reveja os valores das mensalidades de seus alunos\”, diz o texto.
Uma proposta do senador Rogério Carvalho, prevê que as entidades reduzam o valor de suas mensalidades em no mínimo 30%.