telemedicina

fesmate

Aulas presenciais em SC seguem sem data de retorno

Avatar photo

As aulas presenciais em Santa Catarina foram suspensas em março por causa da pandemia do novo coronavírus e não há data definida para o retorno.

Na rede estadual, mais de 500 mil alunos estão fazendo as atividades, sejam virtuais pelo Google Classroom ou impressas, o que equivale a 93,7% dos alunos. 
No entanto, há 34 mil alunos, 6,3% do total da rede, que não estão fazendo nenhum tipo de atividade. Há ainda alunos de redes municipais na mesma situação.
Além da pandemia do novo coronavírus, outro desafio é a recuperação de escolas que foram atingidas em diferentes regiões pelo ciclone bomba no fim de junho.
RISCO DE CONTAMINAÇÃO 
Em Canoinhas, a prefeitura municipal informou que continuam suspensas as aulas presenciais, o transporte coletivo e os eventos. 
O Planalto Norte Catarinense teve a sua classificação por nível de risco de contaminação da covid-19 elevado para grave na última atualização realizada pela Secretaria do Estado da Saúde no final da semana passada.

Nossa região entrou nesta classificação devido ao número de casos confirmados, óbitos, ocupação dos leitos covid-19 e comprovação da transmissão local”, explica a secretária de Saúde de Canoinhas, Kátia Oliskowski.

É a primeira vez que o Planalto Norte passa do nível alto para grave. Além do grave só existe o nível mais alto, o gravíssimo.

Só há uma forma de a gente diminuir a gravidade do avanço da doença que é o isolamento social e os cuidados de higiene. Sem esses cuidados não vamos obter sucesso de forma alguma no combate ao coronavírus”, afirma.

Kátia explica que a continuidade da suspensão de aulas presenciais, inclusive para o ensino superior, transporte público e eventos é medida para que a situação da região não piore:

Se chegarmos ao nível gravíssimo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é que todas as atividades não necessárias sejam suspensas”, alerta.

Orientações e medidas a serem tomadas pela população

• Higienizar as mãos com frequência
• Adotar como prática a etiqueta da tosse
• Evitar viajar e realizar comemorações com a presença de pessoas que não residem em sua casa
• Ficar em casa a maior parte do tempo
• Ingerir bastante água e se alimentar de forma saudável
• Manter distância de 1,5 metros de outras pessoas
• Não participar ou frequentar locais em que possa haver aglomeração de pessoas
• Priorizar serviços de delivery
• Quando possível adiar consultas, exames médicos, cirurgias e outros procedimentos que possam provocar dano a saúde e a ida a locais onde há pessoas potencialmente doentes
• Utilizar máscara em espaços públicos e espaços privados compartilhados
• Não frequentar locais que não sigam as recomendação e adequações necessárias para minimizar a transmissão do coronavírus.

Atividades remotas continuam por tempo indeterminado e dificuldade é levar conteúdo a mais de 34 mil alunos que não estão fazendo atividades.

Notícia Anterior

Deputados aprovam PL que permite entrada de animais de estimação em hospitais de SC

Próxima Notícia

Prefeituras vão distribuir vermífugo à população para combater a Covid-19