telemedicina

Ciclone bomba: Porto União e municípios vizinhos registram estragos com a passagem do fenômeno

Avatar photo
Em Porto União várias árvores foram arrancadas com a força do vento e caíram sobre residência. Foto: Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Porto União atendeu mais de 15 ocorrências em um curto período de tempo, na tarde de terça-feira (30), devido ao evento causado pelo ciclone extratropical que atingiu várias regiões de Santa Catarina.

Equipes foram distribuídas em vários locais do município inclusive no Distrito de Santa Cruz do Timbó que também sofreu com a ação dos ventos.

Porto União. Foto: Corpo de Bombeiros
Porto União. Foto: Corpo de Bombeiros

O evento,  caracaterizado como sendo um ‘ciclone bomba’ ou ‘ciclone explosivo’ devido a baixa pressão atmosférica com a presença de chuva e ventos fortes, causou destruição por onde passou. Não há registros de feridos em Porto União.

Em Itaiópolis, uma indústria fumageira teve parte da estrutura destruída. Em Papanduva, parte do forro de um posto de combustível foi arrancado com a força do vento. Ninguém se feriu.

Papanduva. Foto: Redes Sociais
Enorme prejuízo para fumageira de Itaiópolis. Foto: Redes Sociais

PELO ESTADO

Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil informou que atendeu a mais de 30 ocorrências até às 20h de terça-feira.

Por conta dos impactos do evento climático, houve uma queda de telhado em uma indústria metalúrgica no bairro Três Rios do Sul, com sete vítimas sendo e encaminhadas ao Hospital São José para atendimento médico.

Queda de árvore na Avenida Getúlio Vargas em Jaraguá do Sul. Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
As ocorrências mais registradas foram as quedas de árvores em vias e residências, além de destelhamentos. A cidade foi atingida por ventos de até 90 km/h, segundo a prefeitura municipal.

Cerca de 50 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, o que corresponde à 50% das unidades cadastradas no Município.

Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

No Centro Administrativo Municipal diversas árvores foram arrancadas com a força do vento, atingindo veículos no estacionamento. O vento forte ainda derrubou divisórias e removeu partes do forro, mas sem danos aos servidores públicos.

 Veja no vídeo abaixo a força do vento em Florianópolis, onde uma árvore foi arrancada da calçada.

As rajadas de vento passaram dos 120 km/h em algumas regiões. Ao menos 25 municípios catarinenses foram atingidos e os prejuízos ainda estão sendo contabilizados por equipes da Defesa Civil.

Evento climático teve início na Argentina e se deslocou para o litoral, atingido praticamente toda região sul do país, causando destruição por onde passou.

Notícia Anterior

Passagem de ciclone provoca estragos e mortes em Santa Catarina

Próxima Notícia

Lá se vai o 3º Ministro da Educação: Decotelli pede demissão cinco dias após nomeação