Vereador Paulinho Basilio questiona prefeitura sobre o não recebimento do Prêmio prefeito Amigo da Criança
Em todo o final de gestão dos prefeitos do Brasil, a Fundação Abrinq concede o título “Prefeito Amigo da Criança”, para gestores que melhoraram os índices de política públicas para crianças e adolescentes.
Infelizmente para minha tristeza, e tristeza da gestão, o município esta vez não foi contemplado com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Isso nos dá um indicativo de que alguma coisa não funcionou, ou mudou o método de avaliação, que sempre foi muito severo e muito rigoroso”, comentou o presidente da Câmara, vereador Paulinho Basilio.
A Fundação Abrinq oferece metodologias e ferramentas de apoio à gestão municipal, desde a elaboração de um diagnóstico do cenário da infância e adolescência no município até a apuração do orçamento municipal, incentivando e orientando a constituição e o fortalecimento de uma rede de proteção integral para as crianças e os adolescentes.
Conforme o vereador Paulinho Basilio, autor do requerimento, nos últimos 3 mandatos consecutivos o município de Canoinhas sempre foi vencedor do Prêmio Prefeito Amigo da Criança.
Não é um prêmio qualquer. Quando a gente fala de Fundação Abrinq, falamos de um órgão respeitadíssimo. É um prêmio muito criterioso, com requisitos a serem preenchidos que o município tem que cumprir, mas infelizmente após três edições vitoriosas, o município de Canoinhas deixou de ser amigo da criança”, comentou o vereador.
No requerimento é questionado ao prefeito como foi realizada a avaliação do município nesse ano, por parte da Fundação Abrinq, visto que o município não foi vencedor do prêmio. Quais foram as áreas avaliadas pela Fundação Abrinq e a que o município atribui, após três premiações consecutivas, ter ficado de fora da lista de premiados.
SOBRE A ABRINQ
Desde 13 de fevereiro de 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente atua alinhada aos preceitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, da ONU, de 1989.
A Fundação Abrinq carrega em seu DNA a atuação em incidência política; a implementação de programas e projetos; e o desenvolvimento de ações de comunicação e engajamento que buscam, sempre, a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes nas diferentes realidades brasileiras.