telemedicina

fesmate

Primeiro caso de gato com Covid-19 no Brasil é registrado em Cuiabá

Avatar photo
Gata tem o vírus mas não apresenta sintomas. Foto: Reprodução

Pesquisadores identificaram o que deve ser o primeiro felino brasileiro oficialmente contaminado pelo Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19 em humanos. 

A gata brasileira com o novo coronavírus é de Cuiabá, no Mato Grosso, e não apresenta sintomas. O fato não chega a ser novidade, já que há relatos em outras partes do mundo, de animais nos quais foi detectado o vírus.

O animal testou positivo pelo exame molecular de PCR.

De acordo com pesquisadores, não há evidências de que os animais domésticos, como gatos e cachorros, sejam uma forma de transmissão importante para pessoas. 
São os humanos, ao que tudo indica, que contaminam os animais, segundo informações da FDA (agência de controle de drogas e alimentos, com função similar à da Anvisa) e do CDC (Centros de Controle de Doenças), ambos dos Estados Unidos.

A gata contraiu o vírus de seus donos, um casal e uma criança pequena, que foram contaminados em uma festa de família, em setembro. O casal ficou doente, mas a criança teve um quadro assintomático.

Por conta da confirmação, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizarão o rastreamento de animais em busca de casos de infecção pelo novo coronavírus a partir de novembro.

Serão analisados 100 animais, como parte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Paraná.

Segundo a professora Juliana Galhardo, coordenadora da pesquisa em Mato Grosso do Sul, investigações semelhantes ocorreram em diversos países.

 “É bem raro o ser humano transmitir para os animais algum vírus, por exemplo, quando ocorreram os casos de Gripe Suína, Influenza, surgiram investigações em busca de pessoas tivessem transmitido para seus pets o vírus. O que foi descoberto é que era possível sim, mas em um perfil bem parecido do que está acontecendo agora, os animais apresentavam anticorpos e não apresentavam o vírus. Eles se defendiam tranquilamente e queremos saber se isso está acontecendo agora”, explica.

Notícia Anterior

Projeto Água para Todos visa minimizar impactos da estiagem em Santa Catarina

Próxima Notícia

Jovem de 14 anos pega carro escondido dos pais e morre em acidente no MT