Gata tem o vírus mas não apresenta sintomas. Foto: Reprodução |
Pesquisadores identificaram o que deve ser o primeiro felino brasileiro oficialmente contaminado pelo Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19 em humanos.
O animal testou positivo pelo exame molecular de PCR.
A gata contraiu o vírus de seus donos, um casal e uma criança pequena, que foram contaminados em uma festa de família, em setembro. O casal ficou doente, mas a criança teve um quadro assintomático.
Por conta da confirmação, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizarão o rastreamento de animais em busca de casos de infecção pelo novo coronavírus a partir de novembro.
Serão analisados 100 animais, como parte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Paraná.
Segundo a professora Juliana Galhardo, coordenadora da pesquisa em Mato Grosso do Sul, investigações semelhantes ocorreram em diversos países.
“É bem raro o ser humano transmitir para os animais algum vírus, por exemplo, quando ocorreram os casos de Gripe Suína, Influenza, surgiram investigações em busca de pessoas tivessem transmitido para seus pets o vírus. O que foi descoberto é que era possível sim, mas em um perfil bem parecido do que está acontecendo agora, os animais apresentavam anticorpos e não apresentavam o vírus. Eles se defendiam tranquilamente e queremos saber se isso está acontecendo agora”, explica.