Foto: Divulgação / SED |
O ano de 2020 foi marcado pelo desafio que transformou a Educação em todas as suas dimensões no estado de Santa Catarina: a suspensão das aulas presenciais para conter a disseminação de Covid-19.
Após o período inicial de incerteza, o modelo se consolidou ao longo de 2020 e encerrou o ano com atendimento de 96,7% de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual, considerando os dados cadastrados pelos docentes na plataforma Professor Online.
Entre os alunos atendidos, 59% aprenderam com as atividades orientadas pelos professores na plataforma do Google Classroom, enquanto 24% tiveram acesso aos materiais com atividades impressas e 16% foram atendidos de ambas as formas.
Para fazer esse acompanhamento de matrículas, frequência e desempenho durante as atividades não presenciais, o Governo do Estado implementou o monitoramento aluno por aluno no sistema de inteligência de dados do Educação na Palma da Mão.
Para a retomada gradual das atividades presenciais, que deve marcar o ano letivo de 2021, a Secretaria de Estado da Educação coordenou a formação de um comitê estratégico com mais de 15 instituições, incluindo desde a secretaria de Estado da Saúde até órgãos fiscalizadores como Ministério Público e representantes de sindicatos.
Formação continuada dos professores
Enquanto implementava as atividades não presenciais, a Secretaria de Estado da Educação também elaborou formações com os professores sobre novas ferramentas e orientações pedagógicas para o ensino durante a pandemia.
Engajamento dos professores nas atividades remotas
Como resultado das capacitações, 30 mil professores trabalharam ativamente durante o ano na plataforma online, equivalente a 96% de participação entre os docentes.