A Divisão de Investigação Criminal investiga a morte de uma idosa, de 89 anos, que foi encontrada com uma tesoura encravada no pescoço, na manhã desta sexta-feira (16).
Orentina da Silva Paye foi encontrada pela filha e um neto, dentro de sua própria casa em Chapecó, no oeste catarinense. O relatório preliminar elaborado pela Polícia Militar tratou o caso como latrocínio (matar para roubar), porém há indícios de que os próprios parentes teriam cometido o crime.
De acordo com a PM, por volta das 8h, as guarnições foram chamadas para atender uma ocorrência de furto.
A filha da vítima, de 52 anos, e o neto, de 27, informaram que foram até a residência da idosa buscar uma receita médica e que ao chegarem no local, perceberam que a porta estava aberta e chamaram a polícia.
Dentro da residência, os policias encontraram a idosa caída no chão com uma tesoura cravada no pescoço e sem sinais vitais.
A casa, ainda segundo a PM, havia sido revirada e “aparentemente teria ocorrido uma luta corporal, sendo que a senhora costumava guardar dinheiro dentro do guarda roupas, o qual teria sido subtraído”. O local foi isolado e uma perícia foi feita.
No fim da tarde desta sexta, a filha e o neto da idosa foram detidos pela Polícia Civil como suspeitos do assassinato.
Ambos foram flagrados por câmeras de monitoramento de um estabelecimento em frente à casa da vítima, segundo o delegado responsável pelo caso, Vagner Papini, entrando na residência durante a madrugada, quando ocorreu o crime:
“Eles (filha e neto) entraram na casa às 12h41min e saíram às 12h47min. Depois eles chegaram à casa da vítima às 7h30min. Sendo que ninguém mais entrou no local neste tempo, temos fortes indícios de que eles são os autores”.
Segundo o delegado, as investigações começaram no início da manhã, quando os dois familiares foram ouvidos logo após chamarem a Polícia Militar. No relato sobre a morte da idosa, mãe e filho deram versões contraditórias, o que levantou suspeitas.
“As investigações ainda estão em curso, mas eles foram apresentados à Central de Plantão Policial e autuados em flagrante delito por homicídio”, disse o delegado.
A mulher será levada ao presídio feminino de Chapecó e o homem, ao presídio regional na cidade.
Foto: Diego Antunes/Arquivo Pessoal