bom_apetite_canoinhas

cursos

Cidades de SC registram atos a favor do voto impresso

Avatar photo
Bolsonaro não apresentou provas concretas de fraude em urnas eletrônicas, porém desafiou a mostrarem que o sistema não pode ser fraudado.

LEIA TAMBÉM

Pelo menos em oito cidades de Santa Catarina houve ato em defesa do voto impresso, neste domingo (1º). Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fizeram manifestações em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, Criciúma e Tubarão.

Nas capitais brasileiras também houve manifestações em apoio ao presidente da República. Bolsonaro é defensor do voto impresso, que ele diz ser auditável e democrático.

Em sua live semanal, na última quinta-feira (29), que teve a participação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o presidente apresentou vídeos de eleitores que foram às urnas em eleições anteriores apontando supostos indícios de fraudes na utilização da urna eletrônica.

Também exibiu um vídeo de um homem que se apresenta como programador dizendo que seria possível “fraudar” o sistema eletrônico. O vídeo, no entanto, mostra uma simulação da urna em uma tela de computador e sem qualquer relação com o utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na live, Bolsonaro também admitiu não ter provas concretas, porém desafiou aqueles que cobram que ele apresente provas de que há fraude na urna eletrônica a mostrarem que o sistema não pode ser fraudado: “Será que se fazer eleições é seguro, é blindado? Os que me acusam de não apresentar provas, eu devolvo a acusação. Me apresente provas de que a urna eletrônica não é fraudável”.

“Voto impresso auditável e contagem pública dos votos é um instrumento de cidadania e paz social, garantia de paz e prosperidade, de harmonia entre os Poderes. Nenhum Poder é absoluto, todos nós temos limites. O que o povo quer, e nós devemos atendê-lo, é exatamente um sistema de votação onde se possa ter a garantia de quem se votou, o voto vai para aquela pessoa. Assim, nós conseguiremos, com toda certeza, uma paz no Brasil, conseguiremos antecipar possíveis problemas e nós partiremos para a normalidade”, afirmou. 

O presidente também disse que defende a realização das eleições. “Eu quero eleições no ano que vem, vamos realizar eleições ano que vem, mas eleições limpas, democráticas, sinceras”, afirmou.