A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na noite deste domingo (19), para tempestade severa, com descargas elétricas, rajadas de vento e granizo para os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Santa Terezinha, Três Barras, Mafra, São bento do Sul e Papanduva. Ocorrências ligue 199 ou 193.
O órgão monitora a situação em outras regiões e o alerta para o mau tempo vale para, ao menos, 28 cidades catarinenses. A combinação do aquecimento durante o dia com a umidade favorece a ocorrência de temporais e tempestades com granizo.
TEMPORAIS EM SANTA CATARINA
O temporal e a queda de granizo registrados na tarde deste domingo (19) causaram estragos em Lages, na Serra catarinense. A chuva intensa de granizo durou cerca de 15 minutos,
Casas e estabelecimentos comerciais foram destelhados com a força da chuva e a Defesa Civil precisou distribuir lonas aos moradores afetados. Em Capão Alto, na mesma região, também houve registro de queda de granizo.
Previsão do tempo
Neste domingo (19), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado com o aviso de temporais isolados em Santa Catarina. Até pelo menos segunda-feira (20), o risco é moderado para ocorrências associadas ao tempo.
Segunda-feira (20) com sol e gradual aumento de nuvens no estado. Entre a tarde e noite, a combinação do calor, umidade e a formação de um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e Argentina favorece a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de temporais isolados, da porção oeste a localidades da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.
Na terça-feira (21) o rápido deslocamento de uma frente fria por SC associada a um ciclone em alto mar favorece o aumento de nuvens, pancadas de chuvas e temporais isolados pelo estado.
Recomendações:
- Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
- Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193