A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou nesta quinta-feira (6) que os estragos provocados ontem, por fortes rajadas de vento em Timbó, no Vale do Itajaí, foram causados por um tornado. O vento estimado na região passou dos 130km/h.
A tempestade destelhou casas e galpões industriais. Cerca de 30 pessoas precisaram sair de casa e se abrigar com amigos ou parentes.
O coordenador da Defesa Civil municipal, Fábio Melere, informou que aproximadamente 30 indústrias ou comércios e 50 residências foram atingidos. Os danos abrangem destelhamentos e quedas de árvores em cima dos imóveis. O tornado atingiu o município às 16h54 e durou menos de meia hora.
“O bairro mais atingido foi o Industrial, onde tivemos muitos destelhamentos em galpões. Telhas foram arremessadas a quase 200 metros de distância”, disse o coordenador da Defesa Civil.
De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco, entre a tarde e a noite de quarta-feira (5), a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliada ao calor sazonal e à disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.
Também houve um desmoronamento de terra, causado pela chuva, que acabou comprometendo o serviço de abastecimento de água em alguns bairros, de acordo com a prefeitura.
Antes da confirmação por parte do órgão estadual, a Defesa Civil municipal tratava o caso como microexplosão – concentração de fortes rajadas de ventos em uma pequena localidade. No entanto, por conta dos estragos e análises meteorológicas, ocorreu a identificação do tornado.