tres_barras

refis

IMA emite mais de 80 licenças para centrais hidrelétricas em SC

Avatar photo
Das mais de 80 licenças concedidas, 17 são Licenças Ambientais Prévias.

LEIA TAMBÉM

Desde 2021 até o momento, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) já emitiu 81 licenças ambientais para que Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) possam funcionar no estado.

Entre Licenças Ambientais Prévias (LAPs); Licenças Ambientais de Instalação (LAIs) e Licenças Ambientais de Operação (LAOs), além de ampliações e renovações de licença, foram mais 400 MW de potência licenciadas – deste total, 234 MW são de energia nova inserida no sistema catarinense.

Considerando o consumo médio de uma residência em Santa Catarina de 240 kWh por mês, a capacidade de geração de 400 MW atende aproximadamente 1,2 milhão de consumidores residenciais no período.

Para o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, incentivar o funcionamento de empreendimentos geradores de energia limpa e renovável é essencial para fortalecer o abastecimento e a distribuição de energia em Santa Catarina. 

“O licenciamento ambiental é conduzido de forma célere e responsável pelo IMA e permite que atividades como esta estejam em consonância com o aumento da demanda de geração de energia renovável no estado, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável de Santa Catarina”, comenta Daniel.

Das mais de 80 licenças concedidas, 17 são Licenças Ambientais Prévias (LAP), que fazem parte da primeira parte do processo de licenciamento e dá a viabilidade do local do empreendimento; 23 são Licenças Ambientais de Instalação (LAI), que permitem o início das obras cumprindo diversas ações de meio ambiente; e outras 27 são Licenças Ambientais de Operação (LAO) – às quais permitem a entrada em operação dos empreendimentos. 

“Santa Catarina se destaca no cenário nacional pela oferta de empregos, crescimento da atividade econômica e atração de empresas. O estado em pleno desenvolvimento tem atraído cada vez mais investidores e tem se preparado para receber, sendo a demanda energética fator fundamental para o desenvolvimento e a oferta de novas oportunidades. Para isto, o Governo tem se preparado de forma conjunta e contundente nesta retomada econômica”, comentou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon.

Notícia Anterior

INSS
Publicada nova portaria com regras para prova de vida do INSS

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Mulher some de cena após acidente no Alto das Palmeiras