telemedicina

SC tem novas orientações de isolamento para casos confirmados

Avatar photo
O isolamento é a separação das pessoas infectadas dos não infectados durante o período de transmissão da doença.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) divulgou novas orientações de isolamento e quarentena da Covid-19 para casos confirmados, nesta quarta-feira (2).

De acordo com a Dive, considera-se o dia 0 como o dia do início dos sintomas. O 1° dia é contado a partir do momento em que a pessoa possui sintomas por 24h. A transmissão, atualmente, ocorre em cerca de cinco dias.

Os pacientes com Síndrome Gripal leve a moderada ou assintomáticos devem permanecer afastados das atividades presenciais pelo período de 10 dias completos após o início dos sintomas, podendo retornar após esse período, desde que não apresentem sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de medicamentos antitérmicos.

O isolamento pode ser diminuído para cinco dias se o paciente positivado testar negativo para a doença no 5° dia, e estiver sem sintomas. As medidas de precaução, porém, devem ser mantidas.

  • Uso de máscara, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95, tanto em casa quanto em lugares públicos;
  • Evitar contato com pessoas em grupo de risco e locais com aglomeração como o transporte público, por exemplo, ou lugares sem condições de manter distanciamento físico;
  • Não frequentar locais onde será preciso retirar a máscara do rosto, como bares e restaurantes, por exemplo;
  • Evitar comer – ou fazer atividades que obriguem a retirada da máscara – próximo de outras pessoas;
  • Não viajar durante o período de 10 dias após o primeiro sintoma.

​Para aqueles que não realizarem testagem e estiverem sem sintomas gripais, sem febre há pelo menos 24 horas, poderão sair do isolamento após o 7° dia.

Para todos os casos em que o isolamento for encerrado no 5º ou no 7º dia, as pessoas devem manter as medidas adicionais de precaução até o 10º dia.

CASOS SUSPEITOS OU QUE TIVERAM CONTATO COM POSITIVADOS

O isolamento é a separação das pessoas infectadas dos não infectados durante o período de transmissão da doença, compreendido entre dois dias antes do início dos sintomas e 10 dias após.

Qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado de Covid-19 durante
o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 48 horas antes até os dez dias após a data de
início dos sinais e/ou sintomas devem fazer isolamento.

Deve-se considerar o contato próximo a pessoa que:
• Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um
caso confirmado sem ambos utilizarem máscara facial ou utilizarem de forma incorreta;
• Teve um contato físico direto (p. ex.: apertando as mãos) com um caso confirmado;
• Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, dentre outros) de um caso confirmado.

“Não é possível tratar a Covid-19 como algo comum”, explica o superintendente da Dive, Eduardo Macário.

– “Nunca devemos normalizar a Covid. As medidas de isolamento servem para avisar as pessoas que o coronavírus é uma doença séria, em que temos, atualmente, mais de 80 mil casos ativos no Estado e pessoas sem esquema vacinal completo morrendo e sendo hospitalizadas”.

A transmissibilidade, de acordo com superintendente do órgão, acontece também em casos assintomáticos e, por esse motivo, é preciso tomar as mesmas medidas de precaução.