A matriz de risco potencial regionalizado divulgada neste sábado (19), aponta 15 regiões classificadas no nível Moderado (azul) e apenas duas regiões no nível Alto (cor amarela) para Covid-19.
Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, oito regiões permaneceram estáveis no nível Moderado (azul).
Houve melhora nos indicadores de sete regiões que estavam classificadas no nível Alto e passaram a ser classificadas no nível Moderado, entre elas o Planalto Norte catarinense.
Em compensação, houve piora nos indicadores da região do Vale do Itapocu, que estava classificada no nível Moderado e passou a ser classificado no nível Alto, juntando-se à região Nordeste que se manteve estável no nível Alto de risco.
A dimensão Gravidade (imagem abaixo) expressa os diferentes níveis de gravidade da pandemia no atual momento em cada uma das Regiões. É composta por dois indicadores: o número de óbitos de Covid-19 e para ocorrência de novos casos.
Nesta dimensão, a região do Planalto Norte foi classificada no nível Alto, junto com o Alto Uruguai Catarinense, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Oeste, e Vale do Itapocu.
Na dimensão Transmissibilidade, que busca medir o nível de disseminação da Covid-19 na população, Proteção específica (vacinação), e Taxa de ocupação de leitos de UTI, o Planalto Norte apresenta bons indicadores, estando no nível mais baixo de risco.
A matriz completa de todo o estado pode ser conferida aqui.