Um jovem de 23 anos, morador de Pomerode, no Vale do Itajaí, fez pelo menos cinco depósitos, incluindo para uma conta de um presidiário no Rio Grande do Sul, tendo um prejuízo de R$ 13 mil, informou a Polícia Militar.
A vítima caiu no famoso ‘Golpe do Nudes’. O homem que fez contato com a vítima fingiu ser delegado da Polícia Civil.
A vítima foi contatada por um aplicativo de mensagens por volta das 14h do último sábado (23). O número tinha código de área 51, do Rio Grande do Sul.
O homem que enviou a mensagem dizia ser delegado e mandou a foto de um documento como prova. O criminoso cobrou um valor como fiança para um suposto crime de assédio sexual que o jovem tinha cometido.
Na segunda-feira, o jovem recebeu mais mensagens, desta vez de outro número, mas também com código de área 51. Foram pedidos novos depósitos. A vítima fez mais quatro pagamentos antes de ir à polícia.
A polícia verificou com agentes do Rio Grande do Sul, os quais informaram que uma das contas está no nome de um presidiário preso no estado gaúcho.
A Polícia Militar de Pomerode informou que o golpe é comum. Começa com um perfil feminino na rede social que faz contato com a vítima e começa a enviar fotos íntimas.
Em determinado momento, uma pessoa se passando por delegado faz contato com o homem e diz que as imagens são de crianças ou adolescentes e que um inquérito será aberto. Com receio da denúncia, a pessoa cede e paga os valores cobrados pelos bandidos.
De acordo com a PM, muitas vezes as fotos usadas pelos criminosos são da própria internet e dificilmente se consegue identificar quem são as pessoas nas imagens.