Um escândalo amoroso chocou os paroquianos da Igreja Nossa Senhora de Candelária, em Natal, no Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (3).
O Padre Júlio Cezar Souza Cavalcante, de 51 anos, foi afastado pela Arquidiocese depois que áudios revelando uma relação sexual do Padre com o marido de uma das fiéis da paróquia foram divulgados nas redes sociais.
O perfil do Twitter @diogesluiz divulgou os áudios na sexta-feira (3), e o caso repercutiu. Na gravação, de cerca de 10 minutos, uma esposa e o até então marido conversam com o padre, sobre relações sexuais que o religioso e o rapaz mantinham, às escondidas. “E mesmo assim, o senhor celebrou nosso casamento?”, reclamou ela.
Na sequência da gravação, o sacerdote tenta dar a sua versão, mas é desmentido pelo rapaz. A mulher então arranca confissões de ambos sobre os atos sexuais. É possível ouvir a esposa dizendo que irá pedir anulação do casamento e questionando Padre Júlio sobre o caso.
Ele confirma o ato, dizendo que tudo ocorreu antes da cerimônia, entre os anos de 2010 e 2012, e que o caso acabou logo depois do sacramento. O Padre repetiu constantemente que tinha ‘respeito’ pela mulher e que foi um ‘momento de fraqueza’.
A Arquidiocese emitiu uma nota determinando o afastamento do sacerdote de ‘todas as suas funções ministeriais’ e disse que irá abrir uma investigação prévia para que as possíveis responsabilidades sejam averiguadas. Leia a nota:
“Tendo tomado conhecimento dos fatos que vieram à tona envolvendo o Pe. Júlio Cezar Souza Cavalcante, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, determinou o afastamento do referido sacerdote de todas as suas funções ministeriais exercidas na Arquidiocese de Natal, a fim de que possam ser apurados os fatos e tomadas as devidas providências.
Também determinou que fosse aberta uma investigação prévia, conforme prescreve o Direito Canônico, para que sejam averiguadas as possíveis responsabilidades.
Rogamos ao Bom Deus que tudo seja esclarecido e, para o bem do povo de Deus, possa reinar a paz nos corações”.