festival

Canoinhas continua entre as cidades em nível alto da Covid-19

Avatar photo
Estado tem 75 municípios no maior nível de alerta para a doença.

No boletim da Matriz de Alerta Epidemiológico mais recente, divulgado na última sexta-feira (1º), pelo governo de Santa Catarina, o município de Canoinhas continuava na cor vermelha que indica o nível mais alto em relação ao avanço da doença.

Os níveis de alerta podem ser baixo, médio ou alto. Eles serão determinados por meio da observação das taxas de incidência de casos de Covid-19 e de casos hospitalizados de Síndrome Respiratória Aguda Grave e também pelas coberturas vacinais contra a Covid.

Em vermelho, municípios com nivel de alerta alto para covid-19. Imagem: SES/Divulgação

VACINAÇÃO E NÚMERO DE CASOS ATIVOS

Pela classificação da Matriz de Alerta, Canoinhas está muito abaixo no que diz respeito a cobertura vacinal da dose de reforço, atingindo apenas 48% da população vacinável acima de 18 anos. No Estado, apenas 10 cidades estão com a taxa acima de 85%, o que é considerada satisfatória.

Há 56 casos ativos e nenhum paciente internado com a doença.

Desigualdade vacinal ameaça o combate à Covid-19, diz Fiocruz

A estagnação e a desigualdade de cobertura vacinal da Covid-19 vêm se mostrando um risco no combate à doença, permitindo que novas variantes surjam e que a velocidade de contágio da doença aumente consideravelmente. É o que observa uma nova técnica da Icict/Fiocruz (Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz).

Mesmo com as vacinas disponíveis, ondas de desinformação dificultam que as taxas de vacinação subam.

“Os estados continuam enfrentando um grande desafio causado principalmente pela onda de desinformação e pela disseminação de notícias falsas, dificuldades logísticas, falta de campanhas e agora problemas ainda maiores nos registros das doses segundo esquema vacinal”, informa o documento.