Os dois cavalos, que morreram carbonizados após o caminhão em que eram transportados pegar fogo na Serra Dona Francisca, eram do empresário e criador de cavalos Diego Wantowsky, de 33 anos, que participou do reality Big Brother Brasil em 2019. Ele é de Rio Negrinho, no Norte do estado (veja momento do incêndio no vídeo abaixo).
Os animais, chamados de ‘Dom Casmurro‘ e ‘Fabulosa‘, eram crioulos de laço comprido e retornavam de um campeonato no Rodeio de Canelinha, na Grande Florianópolis, informou Diego. Os animais eram criados na Cabanha LPW, que pertence à família Wantowsky.
O acidente ocorreu por volta das 17h de domingo (11) SC-418, na Serra Dona Francisca, próximo a curva do Mirante. O caminhão subia a serra, informou a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
A rodovia precisou ser fechada nos dois sentidos por cerca de quatro horas. Durante esse período, o trânsito foi desviado.
A Cabanha LPW, local onde os cavalos eram criados, divulgou um comunicado nas redes sociais e agradeceu as mensagens de solidariedade. “Muito tristes, porém, só agradecer a Deus que as duas pessoas que estavam no trailer não se machucaram”.
Como o fogo começou
A motorista do caminhão disse à PMRv que o fogo começou abaixo dos pés dela e se espalhou rapidamente. Ela tentou apagar as chamas, mas não conseguiu.
O companheiro dela também estava no caminhão. Mesmo em duas pessoas, o casal não conseguiu abrir o baú onde estavam os cavalos a tempo e os animais morreram no local.
Segundo a PMRv, o fogo ocorreu em uma região de pista simples. O tempo estava chuvoso, a estrada molhada e o acidente ocorreu em uma curva fechada.
A causa do incêndio ainda será investigada. Segundo o sargento Sena, da PMRv, uma das hipóteses é que o fogo tenha iniciado nos freios do caminhão, devido a um superaquecimento.