telemedicina

fesmate

Desmatamento em SC: mais de R$ 4 milhões em multas foram aplicadas

Avatar photo
A Polícia Militar Ambiental fiscalizou áreas com alertas de desmatamentos em 80 municípios catarinenses.

A quinta edição da Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa nacional voltada para o combate ao desmatamento e para a recuperação de áreas degradadas, encerrou em Santa Catarina.  

A operação foi deflagrada em 17 de setembro em 17 estados que possuem áreas do Bioma. Conforme o relatório da Polícia Militar Ambiental (PMA), a ação detectou, apenas em Santa Catarina, uma área total de desmatamentos ilegais de 877 hectares. 

As autuações chegam a R$ 4.385 milhões em multas potenciais, que ainda estão sujeitas a recursos administrativos.

Em Santa Catarina, a Operação Mata Atlântica em Pé de 2022 foi coordenada pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Santa Catarina e pela Polícia Militar Ambiental.

No período, a PMA fiscalizou áreas com alertas de desmatamentos em 80 municípios, o que representa uma área de 1513 hectares fiscalizados in loco.

Agora as provas levantadas pela PMA serão encaminhadas para as Promotorias de Justiça do Meio Ambiente para a tomada das providências civis e criminais cabíveis. 

Bioma

A Mata Atlântica ocupa uma área de 1.110.182 km², equivalente a 13,04% do território nacional, e abriga diversas formações florestais, além de ecossistemas associados (restingas, manguezais, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais).

A Mata Atlântica é um dos sistemas mais explorados e devastados pela ocupação humana: cerca de 70% da população brasileira vive em território antes coberto por ela – daí a importância da preservação do que ainda resta do Bioma, fundamental para questões como a qualidade do abastecimento de água nas cidades.

Estima-se que perto de 12% da vegetação original estejam preservados, 80%  mantido em propriedades particulares. Trata-se um dos Biomas com maior diversidade de espécies de fauna e flora – tanto que alguns trechos da floresta são declarados Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Notícia Anterior

PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL
Canoinhas: Beneficiários do Auxílio Brasil terão atendimento neste sábado,8

Próxima Notícia

EDUCAÇÃO
Após pressão, MEC diz que vai liberar verbas destinadas a universidades