telemedicina

Temporal causa estragos em Porto União e União da Vitória

Avatar photo
Houve desabamento de telhado, queda de árvores, queda de torre de internet, destelhamento de escola e falta de energia elétrica.

Um forte temporal que passou pela região por volta das 16h30 de domingo (30), deixou estragos em pontos de Porto União e União da Vitória (PR), trazendo problemas também para locais de votação.

Os fortes ventos causaram a queda de uma árvore em frente a Sanepar, nas proximidades da divisa com União da Vitória, o que causou a queda de energia e de telefonia, deixando boa parte das duas cidades sem luz.

Em União da Vitória, em algumas sessões houve queda de luz, porém as urnas continuaram funcionando com a bateria interna. Outras sessões tiveram que ser mudadas de sala, devido goteiras e até queda de telhado em um dos colégios onde acontecia a votação.

Queda de telhado em escola de União da Vitória/Divulgação

Uma torre de internet no bairro São Brás também acabou sendo destruída. Há informação de quedas de árvores nas rodovias locais, como na BR-476, fazendo com que filas se formassem em ambos sentidos na região de União da Vitória.

Lentidão na BR-476 causada por queda de árvores. Foto: Divulgação

Em Porto União, houve danos na fachada da Prefeitura e destelhamento de um imóvel localizado na mesma rua.

Por volta das 20h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para verificar um desabamento de telhado em um imóvel na Praça Hercílio Luz, área central da cidade, que abriga vários comércios.

De acordo com os Bombeiros, o desabamento destruíu todos os móveis da barbearia do Paulista, e parte do forro e cobertura da Farmácia Santa Catarina, o qual provocou goteiras, inundando a área. Os proprietários fizeram a retirada dos estoques e equipamentos de informática.

Ainda foi orientado a moradora de um apartamento, que fica em cima de uma bicletaria, a não retornar para a edificação até liberação da Defesa Civil.

A chuva também deixou estragos em outras regiões, que foram atendidas pelas equipes da Defesa Civil dos municípios. Não há registro de feridos.

Em Canoinhas foi registrado chuva e ventos fortes no início da noite, e queda de energia em alguns bairros. Na Serra do Taiozinho, interior de Papanduva, também foram registradas fortes rajadas de vento (imagem abaixo).

Serra do Taiozinho/Papanduva. Foto: Mari Keller

Para esta segunda-feira (31), a frente fria continua atuando em SC, deixando o dia nublado, chuva e chance de temporais isolados (principalmente entre a madrugada e início da manhã).

A partir da tarde, a aproximação de uma massa de ar frio ocasionará uma intensa queda nas temperaturas e as mínimas ocorrendo à noite, chegando perto de 0°C na Serra, de 4 a 10°C no Grande Oeste, Planaltos e de 8 a 16°C nas demais regiões. Assim, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas, informou a Defesa Civil do Estado.