telemedicina

fesmate

Anvisa suspende venda de produto que provoca intoxicação ocular

Avatar photo
Consumidores relataram irritação ocular, pálpebras inchadas e dificuldade de enxergar depois de aplicação do produto.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização da pomada Cassu Braids, devido a relatos de ocorrências de danos aos olhos de usuários, no Rio de Janeiro. O produto é usado para modelar e trançar cabelos. Ao menos 195 pessoas procuraram hospitais com queimadura nas córneas, que provocaram de ardência à cegueira temporária.

Segundo a Anvisa, consumidores relataram irritação ocular, pálpebras inchadas, dor nos olhos e dificuldade de enxergar ao lavarem o cabelo, depois de aplicação do produto.

A resolução da Anvisa, publicada ontem (6), também determina o recolhimento dos produtos distribuídos e suspende a fabricação, uso e propaganda da pomada produzida pela empresa Microfarma.

Outro motivo para a suspensão, de acordo com a Anvisa, é o fato de a empresa não estar devidamente regularizada para fabricar esse tipo de produto.

Em 2022, a Anvisa já havia publicado um alerta, relacionado a esse tipo de cosmético. A Anvisa ressaltou ser de fundamental importância que quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados ao uso desses produtos, e de outros cosméticos, sejam registrados. 

A Anvisa determinou que as lojas de cosméticos precisam retirar a pomada da exposição e venda e os salões de beleza não podem utilizar o produto a partir de agora.

Notícia Anterior

RIO DE JANEIRO
Gambá é flagrado comendo parte de corpo no IML do Rio de Janeiro

Próxima Notícia

TRISTEZA
Morre criança que se afogou em piscina na casa de parentes em Guaramirim

VOCÊ VIU?