telemedicina

fesmate

Entenda o que é a intervenção federal decretada por Lula

Avatar photo
A medida adotada por Lula não é inédita. Em 2018 o então presidente Michel Temer decretou a intervenção federal na área de segurança do Estado do Rio de Janeiro.

A possibilidade de intervenção está prevista no artigo 34 da Constituição Federal. Ele diz que o presidente pode decretar a intervenção com objetivo de “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública”. É uma medida de caráter excepcional e temporário, que afasta a autonomia do Governo do Distrito Federal. 

Lula nomeou como interventor Ricardo Capelli, que é o secretário executivo do Ministério da Justiça.

A medida adotada por Lula não é inédita. Em 2018, por exemplo, o então presidente Michel Temer (MDB) também decretou a intervenção federal na área de segurança do Estado do Rio de Janeiro. Na época, o interventor federal foi o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa de Jair Bolsonaro (PL).

A Constituição também determina que o decreto de intervenção do presidente seja submetido ao Congresso Nacional em até 24 horas. Como os parlamentares estão de recesso, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fará uma convocação extraordinária para analisar a questão.

Como interventor, Ricardo Capelli fica diretamente subordinado ao presidente da República. O decreto dá a Capelli plenos poderes para comandar as forças de segurança do Distrito Federal. Também estabelece que ele poderá “requisitar, se necessário, os recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Distrito Federal afetos ao objeto e necessários à consecução do objetivo da intervenção”.

Neste domingo (8), bolsonaristas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Eles encontraram pouca resistência das forças de segurança do Distrito Federal, que não mobilizou efetivo suficiente para conter o avanço dos invasores pela Esplanada dos Ministérios até a Praça dos Três Poderes, onde ficam os edifícios invadidos.

O presidente disse que os policiais que não atuaram contra os atos “não ficarão impunes, porque não são de confiança da sociedade brasileira”.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Lula decreta intervenção federal no DF e diz que ‘terroristas serão punidos’

Próxima Notícia

POLÍCIA
Homem é agredido com barra de ferro e socorrido em estado grave em Mafra

VOCÊ VIU?