O 20º Rodeio Estadual de Campeões do MTG/SC — Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina — iniciou na quinta-feira (9), e se estende até este domingo (12), em Urubici, na Serra Catarinense. A competição é a maior do Estado e reúne representantes das 17 regiões tradicionalistas de Santa Catarina.
Das inúmeras competições, uma delas com certeza vai ficar na memória de todos, e por muito tempo. Ela simboliza uma luta, não apenas de uma família, mas de um ‘gauchinho’ de apenas 4 anos, pela inclusão.
De andador, Enzo Osmar Schimidt da Cruz, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira do Rancho, de Lages, deu um show na prova de laço ‘vaca parada’‘, durante o Rodeio Estadual, mesmo com limitação de movimentos (assista no vídeo abaixo).
Mesmo vítima de uma malformação congênita, ainda no ventre de sua mãe, mostrou que vencer é muito mais que obter uma armada boa.
“Ele é um exemplo de superação e vitória . Meu ginecologista deu opção pra que eu abortasse, porque ele poderia ficar paralítico sobre uma cama. Mas a gente pensou: se Deus deu ele pra gente, é porque é pra ser, não vou abortar”, diz a mãe Roberta, toda orgulhosa do filho que já acumula 16 troféus na modalidade vaca parada.