fesmate

telemedicina

IPTU 2023 de Canoinhas estará disponível a partir da próxima semana

Avatar photo
Imposto pode ser pago com 10% de desconto até o dia 10 de março, ou parcelado a partir de 10 de abril.

A Secretaria de Administração, Finanças e Orçamento de Canoinhas informa que estarão disponíveis, a partir do dia 13 de fevereiro, as guias do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2023.

Até o dia 10 de março o contribuinte pode quitar o imposto com 10% de desconto. O vencimento para quem optar por parcelar é 10 de abril.

O cidadão pode acessar o carnê e realizar o pagamento da guia pelo site da prefeitura clicando no ícone “IPTU 2023” ou diretamente no link http://tmi.pmc.sc.gov.br:8080/eiptu/

As guias também podem ser solicitadas pelo WhatsApp (47) 3621 77 17 ou 3621-7790.

Quem não tem acesso à internet em casa pode retirar o boleto de pagamento no setor de tributos da Prefeitura de Canoinhas, entre 8h e meio-dia e das 13h às 17h.

O que é IPTU?

A sigla IPTU corresponde a Imposto Predial e Territorial Urbano. Trata-se de um tributo municipal cobrado das pessoas que contam com um ou mais imóveis em seu nome, residenciais ou comerciais.

Como é calculado o IPTU?

A fórmula do cálculo do IPTU considera o valor venal do imóvel — preço baseado nos critérios utilizados pelo Poder Público que, em geral, não costuma corresponder ao valor de mercado. O valor venal de um imóvel costuma ser obtido pela seguinte fórmula:

Área do terreno ou da edificação x valor unitário padrão residencial (depende, em cada cidade) x idade do imóvel x localização do imóvel x tipologia residencial (características da construção)

O resultado dessa fórmula costuma ser o fator considerado no cálculo do IPTU. Dessa maneira, ao conhecer o valor venal do imóvel, torna-se possível saber quanto será cobrado de imposto, considerando a alíquota determinada pelo município a cada ano.

Notícia Anterior

BOMBEIROS
Vela deixada acesa causa princípio de incêndio em Três Barras

Próxima Notícia

POLÍTICA
Vereadoras de cidades de SC são ameaçadas de morte; polícia investiga

VOCÊ VIU?