“Não desgruda”, disse Regeane Maia, em vídeo publicado nas redes sociais. “Está aqui há mais de 4 horas. Já caminhamos, tomamos sorvete, fomos ao supermercado e agora resolveu vir comigo pra casa. Fizemos várias coisas juntas”. Seria algo do cotidiano, se o passeio fosse com uma amiga, mas o fato é que Maria Regeane Maia Alexandre, de 35 anos, estava se referindo a uma borboleta!
O caso curioso e divertido aconteceu no último domingo (19), em Florianópolis, e o vídeo ganhou milhões de visualizações. Nesta quarta-feira (22), a borboleta, batizada de ‘Luz’, continua na casa da mulher.
AMIGAS INSEPARÁVEIS
Maria conta que a encontrou no chão. “Eu vinha da casa da minha amiga e ela estava na calçada. Eu quase pisei nela. Meu filho disse ‘mãe, a borboleta’. Coloquei a mão e ela veio”, contou.
A intenção era soltar o inseto em uma área verde, para salvá-la. Porém, conforme Maria, a borboleta resolveu ficar presa ao corpo dela.
“Meu filho tentou tirar ela a força, mas ela voltou. Quando achei que tinha ido embora, pousou no meu peito”, disse.
Maria Regeane registrou os passeios com a borboleta e afirma que surpreendeu as pessoas que cruzavam com ela.
“Algumas pessoas confundiram ela com acessórios. Outros ficavam bobos quando viam que é de verdade”, relatou.
BORBOLETA MANACÁ
A professora Malva Isabel Medina Hernández, Mestre em ecologia e doutora em ciências biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, explica que a borboleta do manacá deveria estar em busca de sais encontrados no suor humano.
Segundo a especialista, essa borboleta leva o nome de manacá, pois suas larvas se alimentam da planta com o mesmo nome, comum em Santa Catarina. O insetosobrevive, em média, apenas 47 dias.
Apesar da ciência explicar o possível motivo de a borboleta ter ‘grudado’ em Regeane, o fato é que após quatro dias, ‘Luz’ parece não querer largar de sua nova amiga, e circula livremente pela casa, mesmo com a s janelas todas abertas. Veja no vídeo abaixo, postado nesta quarta,22.