natal_canoinhas

tres_barras

Lei que autoriza policiais armados nas escolas é publicada

Avatar photo
O governo permitiu que policiais penais, científicos e bombeiros militares trabalhem nas 1.053 escolas do Estado.

LEIA TAMBÉM

O governo de Santa Catarina instituiu na noite de segunda-feira (24) o programa Escola Mais Segura. Publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a lei estabelece regras e torna legal a presença de policiais armados nas escolas estaduais.

A iniciativa já havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa na quinta-feira (19). A previsão do governo é de que os primeiros policiais possam iniciar esse trabalho entre 45 a 60 dias.

A legislação entrou em vigor 19 dias após o ataque a creche em Blumenau, no Vale do Itajaí, que matou quatro crianças e deixou cinco feridas. O atentado aconteceu no 5 de abril.

Podem atuar nas escolas agentes do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP). Além de policiais civis e militares, o governo permitiu que policiais penais, científicos e bombeiros militares trabalhem nas 1.053 escolas.

Antes de iniciar, os profissionais vão passar por avaliação psicológica e treinamento.

Pela proposta, os municípios poderão celebrar convênio com o Estado para a cessão de policiais da reserva para atuação nas unidades de ensino municipais.

No entanto, as prefeituras deverão arcar com o pagamento da retribuição financeira prevista para os inativos designados para a função. O projeto não prevê convênios com entes privados.

Notícia Anterior

EDUCAÇÃO
Canoinhas oferece cursos gratuitos de qualificação profissional através do Senac

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Mãe e dois filhos morrem em batida que deixou carro destruído em SC

VOCÊ VIU?