“Tô sem acreditar ainda porque eu fiz um trabalho simples, que mostra o meu jeito”. Essas foram as palavras do morador de Mafra, Juliano Kohlbeck, de 33 anos, ao ser sagrado campeão do primeiro Desafio dos Açougueiros da TecnoCarne, ocorrido na última semana na São Paulo-Expo, no bairro Água Funda em São Paulo.
Kohlbec e os demais competidores foram avaliados em cinco grandes critérios: habilidade, boas práticas, inovação, aproveitamento e apresentação. Entre cinco finalistas, foi o mafrense quem levou a melhor e ganhou R$ 5 mil reais.

A eles cabia a missão de fazer o corte, decorar, adicionar insumos aos preparos e valorizar a carne. A criatividade dos profissionais foi longe. Eles usaram ervas, farofas, queijos, legumes e até mesmo frutas como a carambola e o damasco.
Para deixar o desafio ainda mais difícil na corrida contra o tempo, os açougueiros não podiam usar equipamentos eletrônicos para facilitar o corte. Todas as técnicas precisavam ser aplicadas manualmente.
Kohlbeck impressionou os jurados com o alto rendimento da carne e pelo jeito tranquilo de trabalhar.
A ideia de realizar o Desafio dos Açougueiros na feira do setor de proteína animal foi de Marcelo Bolinha, especialista em carne, açougueiro e assador profissional que tem mais de 30 anos de experiência no ramo. O objetivo era incentivar e valorizar o ofício de açougueiro.
Confira o pódio dos cinco finalistas do Desafio dos Açougueiros:
1º lugar – Juliano Kohlbeck, 33 anos, Santa Catarina
2º lugar – Henrique Ferreira, 28 anos, São Paulo
3º lugar – Rogério Geraldelli, 42 anos, Paraná
4º lugar – Thalia Cardoso, 25 anos, São Paulo
5º lugar – João Eduardo Buratto, 39 anos, Santa Catarina





























