festival

Dilma se reúne com Vladimir Putin na Rússia

Avatar photo
Dilma também terá uma reunião com o presidente da África do Sul para discutir a próxima cúpula do Brics.

Nessa quarta-feira (26), Dilma Rousseff, ex-presidente da República e atual presidente do NBD – também conhecido como Banco dos Brics, se reuniu com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, em São Petesburgo, na Rússia. Dilma assumiu a presidência do NBD em março, após ser indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro ocorreu após o início das atividades de um encontro de líderes da Rússia e de países da África. A reunião de Putin com chefes de Estado africanos, conforme comunicado divulgado pelo governo da Rússia, visa a assinatura de acordos nas áreas comercial, econômica, humanitária e científica.

Em nota divulgada por Dilma nas redes sociais, foi esclarecido que o banco conhecido como Banco do Brics (NDB), do qual ela é a presidente, não considerará novos projetos na Rússia devido às sanções relacionadas à guerra com a Ucrânia.

Dilma também terá uma reunião bilateral com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para discutir a próxima cúpula do Brics, que está agendada para ocorrer entre os dias 22 e 24 de agosto deste ano, no país africano.

O NBD visa financiar obras para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países que compõem o colegiado de economias emergentes.

Putin não estará na cúpula dos Brics

Putin não vai participar de cúpula dos Brics, que deve acontecer em agosto. O grupo visa negociar tratados de comércio e cooperação com o objetivo em aumentar seu crescimento econômico.

Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiram em março mandados de prisão ao presidente russo e para a Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, por crimes de guerra em áreas ocupadas na Ucrânia.

O governo sul-africano, por ser signatário do TPI, seria obrigado a prender Putin caso ele entrasse em solo nacional.

A ausência de Putin na reunião representa uma derrota para o presidente russo, pois confirma que seus direitos foram restringidos e ele perdeu a liberdade de viajar livremente para fora de seu país. Como resultado, Putin será representado pelo chanceler Sergei Lavrov.

Notícia Anterior

BUSCAS CONTINUAM
Bombeiros fazem buscas por mais duas vítimas no Rio Iguaçu em União da Vitória

Próxima Notícia

POLÍTICA
Prefeito e ex-vice-prefeito são condenados por prática de ‘rachadinha’ em SC