festival

SC tem alerta para chuva intensa, formação de ciclone e em seguida uma massa de ar frio

Avatar photo
Os pontos de maior atenção para alto volume de chuva são o Litoral Sul e Planalto Sul. Entre quinta-feira e domingo o tempo limpa e as temperaturas caem. Depois, chuva novamente.

Neste domingo (9), e segunda-feira (10), o tempo segue instável com muita nebulosidade e chuva em Santa Catarina em todas as regiões, especialmente nas áreas que fazem divisa com o RS.

Já a partir da noite de terça-feira (11), a Defesa Civil do estado alerta para a influência de uma área de baixa pressão atmosférica, que favorece a intensificação das chuvas em áreas entre a Grande Florianópolis, Planalto Sul o Litoral Sul. 

As chuvas se mantêm persistentes ao longo da quarta-feira (12), variando com moderada a forte intensidade.

Já na noite de quarta-feira (12) as instabilidades ganham força no Oeste catarinense e avançam para o restante do estado no decorrer da madrugada, devido à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano entre a costa de SC e do RS. 

Por vezes as chuvas podem ser intensas no Grande Oeste, onde os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm. 

No Litoral Sul e em pontos do Planalto Sul, são esperados os volumes de chuva mais expressivos, entre 100 e 150 mm, podendo ser ultrapassados no extremo sul do Litoral Sul. 

A partir do dia 14 uma massa de ar frio se instala no Sul do Brasil mantendo o tempo firme e frio com sol em todas as regiões catarinense.

As menores temperaturas (de 0°C a 6°C) serão registradas entre quinta-feira e domingo (13 a 16 de julho) com formação de geada ampla em localidades do Extremo Oeste ao Planalto e no Alto Vale do Itajaí.

Entre os dias 18 e 20 de julho, uma nova frente fria passa por SC trazendo chuva novamente para todas as regiões do Estado.

Notícia Anterior

SAÚDE
Internações por infarto aumentam mais de 150% no Brasil

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Saveiro sai da pista e colide em barranco na SC-114 em Itaiópolis