Na noite de domingo (6), policiais militares faziam rondas pela área central de Canoinhas, quando visualizaram diversas irregularidades de trânsito cometidas por um veículo VW Gol, o qual foi tentado abordar na Rua Eugênio de Souza, porém o condutor empreendeu fuga, conduzindo o veículo na contramão na rotatória da Rua 3 de Maio.
Segundo a PM, mais a frente ele quase colidiu com outro veículo no cruzamento com rua Getúlio Vargas. O condutor dirigiu por vários quilômetros em fuga, atravessando a cidade e colocando em risco todos os usuários da via.
Na Avenida Rubens Ribeiro da Silva o homem freou bruscamente e jogou o carro na direção da viatura, tentando fazer com que a guarnição colidisse no veículo. Nessa manobra, o condutor colidiu em um canteiro e acessou a BR-280 pela contramão. Mais adiante acessou a Avenida dos Expedicionários, onde perdeu o controle do veículo.
Nesse momento a esposa e seu filho de 5 anos desceram do carro, possibilitando a abordagem. O condutor foi identificado e não possuía CNH.
Foi ordenado que o homem saísse do carro, porém este ignorou as ordens e permaneceu dentro do veículo, caracterizando o crime de desobediência.
Posteriormente foi feito controle de contato físico para que o condutor saísse de dentro do carro, momento em que este iniciou resistência através de socos e chutes na guarnição, sendo necessário o uso das técnicas policiais, pelo risco a integridade física do mesmo e da guarnição.
O homem lesionou a cabeça, sendo necessário o acionamento dos Bombeiros e posterior deslocamento ao UPA para sutura. Diante dos fatos, a guarnição lavrou os procedimentos de trânsito e removeu o veículo que estava com débitos de licenciamento