telemedicina

Chuvas podem ser volumosas em algumas regiões de SC essa semana

Avatar photo
Risco é de moderado a alto para ocorrências associadas à chuvas fortes, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações.

Permanece em 144 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 04 de outubro no estado. Os dados estão no relatório da Defesa Civil divulgado no fim da tarde deste domingo, 15.

São 126 os municípios que emitiram decretos de situação de emergência. A Defesa Civil mantém vigente um alerta de Atenção Meteorológica para temporais e chuva intensa e volumosa entre esta segunda, 16, e terça-feira, 17 de outubro.

Neste domingo, o Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) passou a operar em nível 01 – Código Amarelo – mantendo as estruturas da Defesa Civil e do GRAC em prontidão para qualquer necessidade.

Desde que as chuvas volumosas atingiram o estado no começo do mês de outubro, são contabilizados registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do Estado.

MONITORAMENTO METEOROLÓGICO

Assim como esperado, durante a tarde, neste domingo, o tempo permaneceu encoberto e com registro de chuvisco isolado entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, por causa da circulação marítima.

No Oeste se formaram algumas áreas de instabilidade que provocaram temporais rápidos e isolados. As temperaturas, que chegaram aos 31°C no Oeste.

Na segunda-feira (16), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica e o aprofundamento de uma área de baixa pressão na Argentina fornecem condições para temporais em todo o estado.

Os temporais devem iniciar ainda pela madrugada/manhã nas áreas de divisa com o RS, mas é durante a tarde que os riscos associados são maiores, especialmente no Grande Oeste.  

Na terça-feira (17), a formação e passagem de uma frente fria próximo à costa de Santa Catarina reforça as instabilidades já presentes na atmosfera, provocando temporais e favorecendo a condição de chuva intensa e volumosa ao longo do dia, especialmente entre o Grande Oeste e Planalto Norte. 

O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e moderado a alto para ocorrências associadas à chuvas fortes, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações (visto os altos volumes já registrados ao longo do mês).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (18) as instabilidades perdem força, mas ainda deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões. Na quinta-feira (19), novas áreas de instabilidades fornecem condições para temporais e chuva intensa no Grande Oeste catarinense.

Notícia Anterior

ENCHENTE EM CANOINHAS
Continua subindo número de pessoas fora de casa em Canoinhas

Próxima Notícia

MINAS GERAIS
Criança de 11 anos tranca os avós e coloca fogo no apartamento em MG